NOSSOS PROGRAMAS

O Instituto Alcoa desenvolve e apoia uma série de iniciativas em duas causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e menos desigual – ampliação da educação pública de qualidade, sobretudo no Ensino Fundamental, e geração de trabalho e renda – além do incentivo a uma maior participação social e ao diálogo como forma de mobilização para o engajamento das comunidades.

Conheça os programas e projetos realizados.

Ecoa

O programa, realizado desde 2014, é a principal iniciativa do Instituto Alcoa para o fortalecimento da educação pública nos seus territórios de atuação. Em 2020, o programa fortalece suas ações e passa a ter um novo desenho, atuando em duas frentes - Ecoa Gestão e Ecoa Formação - em consonância com as demandas atuais de melhoria da qualidade da educação pública no país.

No Ecoa Gestão, a proposta é promover apoio ao desenvolvimento de competências das equipes técnicas das secretarias municipais de educação, assim como de gestores escolares, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. Já o Ecoa Formação irá oferecer atividades formativas para os professores, em prol da melhoria da aprendizagem dos alunos.

Até o ano de 2019, o programa tinha como foco central aproximar escolas e comunidades, conectando pessoas e instituições com o objetivo de promover transformações positivas nas realidades locais. Neste período, a iniciativa envolveu 49 escolas, mais de 58 mil estudantes e 733 professores, realizando mais de 290 projetos de intervenção nos territórios.

Acesse o relatório completo do programa em 2019.

Voluntariado

O Instituto Alcoa acredita que a participação social é fundamental para o desenvolvimento de qualquer território. Dessa forma, atuamos convidando e mobilizando colaboradores e públicos externos para se engajar em ações coletivas em benefício das comunidades.

Ao longo do ano, desenvolve ações de incentivo ao voluntariado que contam com a participação efetiva dos funcionários da companhia. A contribuição dos voluntários é o alicerce da atuação comunitária nas localidades onde a Alcoa está presente.

Uma das iniciativas mais reconhecidas do Instituto é o ACTION, que tem como objetivo reunir um grupo de funcionários para a realização de quatro horas de trabalho voluntário em suas comunidades alinhadas, prioritariamente. às áreas de educação e geração de renda, em organizações sociais, escolas, espaços públicos, etc. Além da dedicação voluntária dos colaboradores, as instituições são beneficiadas com uma doação do Instituto Alcoa no valor de R$ 10 mil.

Outra iniciativa do Instituto se dá pela parceria com a organização Junior Achievement há mais de 20 anos. Voluntários são capacitados para ministrar aulas de preparação para o mundo do trabalho a jovens alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas e organizações parceiras em cada um dos territórios de atuação da Alcoa.

Em 2019, cerca de 700 voluntários se engajaram em 30 ACTIONs e seis iniciativas da parceria com a Junior Achievement.

Neste ano, outra parceria será realizada com a organização Atados para a realização do projeto Carta & Livro, uma forma do voluntariado poder atuar ativamente na transformação da educação de crianças em processo de alfabetização por meio da troca de cartas.

Engajamento da sociedade

Com o propósito de mobilizar cada vez a sociedade na transformação coletiva dos territórios, o Instituto promove formações e acompanhamento das equipes de voluntários e dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias (formado por representantes de organizações sociais locais, empresas, poder público etc.) para o desenvolvimento de planos de ação locais nas áreas de educação, geração de trabalho e renda e engajamento comunitário.

Programa de Apoio Projetos Locais

Sua estratégia central é o apoio financeiro a projetos locais desenvolvidos por organizações da sociedade civil e/ou do setor público nas áreas prioritárias para o Instituto Alcoa – educação com foco em ensino fundamental e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

Saiba mais aqui