NOSSOS PROGRAMAS

O Instituto Alcoa desenvolve e apoia uma série de iniciativas em duas causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e menos desigual – ampliação da Educação pública de qualidade, sobretudo no Ensino Fundamental, e Geração de Trabalho e Renda – além do incentivo a uma maior participação social e ao diálogo como forma de mobilização para o engajamento das comunidades.

Conheça os programas e projetos realizados.

Ecoa

O programa, realizado desde 2014, é a principal iniciativa do Instituto Alcoa para o fortalecimento da educação pública nos seus territórios de atuação.

Desde 2020 o programa passou a atuar em duas frentes - Ecoa Gestão e Ecoa Formação – alinhado às demandas atuais de melhoria da qualidade da educação pública. O Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], com foco no ensino de Português e Matemática no Ensino Fundamental nas localidades em que atuamos, ainda tem muitos desafios.

Com a chegada da pandemia em 2020, as ações planejadas tiveram que se adequar para apoiar as Secretarias de Educação no planejamento de ações urgentes e específicas para cada localidade e se mantém em 2021, tendo em vista a permanência do distanciamento social e o ensino remoto e/ou híbrido em muitas localidades.

O Ecoa Formação tem como objetivo desenvolver ações pautadas no diagnóstico, na análise e na ação pedagógica de forma a incidir sobre as desigualdades educacionais e garantir patamares superiores de qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias dos estudantes das redes públicas dos três municípios atendidos pelo programa.

Já o Ecoa Gestão visa promover o desenvolvimento de competências das equipes técnicas das Secretarias de Educação e de gestores escolares em prol da melhoria da aprendizagem dos alunos, com foco nos anos iniciais, ou seja, do primeiro ao quinto ano.

Voluntariado

O Instituto Alcoa acredita que a participação social é fundamental para o desenvolvimento de qualquer território. Dessa forma, atuamos convidando e mobilizando colaboradores e públicos externos para se engajar em ações coletivas em benefício das comunidades.

Ao longo do ano, desenvolve ações de incentivo ao voluntariado que contam com a participação efetiva dos funcionários da companhia. A contribuição dos voluntários é o alicerce da atuação comunitária nas localidades onde a Alcoa está presente.

Uma das iniciativas mais reconhecidas do Instituto é o ACTION, que tem como objetivo reunir um grupo de funcionários para a realização de quatro horas de trabalho voluntário em suas comunidades alinhadas, prioritariamente. às áreas de educação e geração de renda, em organizações sociais, escolas, espaços públicos, etc. Além da dedicação voluntária dos colaboradores, as instituições são beneficiadas com uma doação do Instituto Alcoa no valor de R$ 10 mil.

Outra iniciativa do Instituto se dá pela parceria com a organização Junior Achievement há mais de 20 anos. Voluntários são capacitados para ministrar aulas de preparação para o mundo do trabalho a jovens alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas e organizações parceiras em cada um dos territórios de atuação da Alcoa.

Já em parceria com a instituição Atados, são realizadas diversas iniciativas nos territórios para engajamento dos colaboradores da Alcoa em projetos como Mural de Histórias e o Carta e Mentoria, que incentiva a troca de experiências e sonhos de crescimento pessoal e profissional entre jovens e equipe de voluntários.

Em 2020, cerca de 350 voluntários se engajaram em 16 ACTIONs, além de 19 iniciativas de engajamento local como campanhas de arrecadação. Para 2021, estão previstos 30 ACTIONs, assim como diversas campanhas de arrecadação.

Engajamento da sociedade

Com o propósito de mobilizar cada vez a sociedade na transformação coletiva dos territórios, o Instituto promove formações presenciais e à distância e acompanhamento das equipes de voluntários e dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias (formado por representantes de organizações sociais locais, empresas, poder público etc.) para o desenvolvimento de ações de engajamento das comunidades para as causas do Instituto Alcoa.

Ao longo de 2021, serão realizadas duas iniciativas para mobilizar - o Festival da Cultura Empreendedora - e a Campanha de Valorização dos(as) Educadores(as), além de webinars (encontros online) sobre temáticas relevantes para o campo social. As localidades contam também com o Jogo da Mobilização: “30 ideias para fazer e acontecer quando o assunto é educação de qualidade”. O material tem como finalidade provocar conversas em grupo e inspirar iniciativas coletivas e colaborativas para a melhoria da qualidade da educação.

Clique aqui e conheça o jogo.

Programa de Apoio Projetos Locais

Sua estratégia central é o apoio financeiro a projetos locais desenvolvidos por organizações da sociedade civil e/ou do setor público nas áreas prioritárias para o Instituto Alcoa – Educação com foco no Ensino Fundamental e Geração de Trabalho e Renda e Empreendedorismo, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

Saiba mais aqui.