Quando o e-mail institucional oferecendo o checkup emocional durante a pandemia foi recebido por um funcionario da nossa mina de Juruti , ele hesitou.
“Abri e fechei o e-mail três vezes”, disse ele. “Como muitas pessoas, eu pensei que os psicólogos e psiquiatras eram para pessoas com doença mental grave. Isso sempre foi uma barreira que tornava difícil para mim pedir ajuda.”
Problemas pessoais aumentaram seu sentimento de solidão durante o isolamento imposto pela pandemia, e segundo ele, sua saúde mental começou a piorar.
Reconhecendo que muitas pessoas podem estar enfrentando situações de sofrimento, nossas operações no Brasil enviaram por e-mail um breve questionário voluntário para seus funcionários e funcionárias em outubro de 2020 para autoavaliar sua saúde mental. A ferramenta online focou em identificar sentimentos de solidão, ansiedade, depressão e estresse, e também forneceu opções para procurar ajuda. Se as respostas identificassem mudanças ou problemas significativos, os profissionais de saúde locais contatavam os colaboradores diretamente para oferecer assistência.
“Assim que eu terminei o questionário, eu recebi uma resposta da equipe médica da Alcoa”, disse o funcionario. “Fui atendido por profissionais excelentes, muito éticos, e em nenhum momento me senti exposto ou constrangido. Depois de algumas consultas, comecei a me sentir melhor. Hoje, vejo que precisamos cuidar de nossa saúde mental como fazemos com qualquer parte de nosso corpo. Eu também aprendi que, com a ajuda de bons profissionais, é mais fácil tratar e resolver os nossos problemas. Agradeço à Alcoa por fornecer um programa tão bom.”
Ele acrescentou: “Percebi que contar minha história pode ajudar outras pessoas a sair do fundo do poço e tomar a iniciativa de buscar ajuda. Decidi transformar o que estava vivendo em música. Assim como recebi ajuda, quero ajudar outras pessoas também.”
(Esta música foi composta por nosso funcionário)
Eu preciso do seu amor
É tão difícil suportar / Mas eu sei que você não vai me deixar / Não tenho sentido / e quase desisti da vida / Eu só sinto vontade de chorar / É tão difícil continuar / Mas sei que tudo vai passar / Essa dor me sufocou / e me deixou sem saída / Sinto-me impotente para lutar / Mas Deus, você é meu pai / Por favor, venha me ajudar / Me carregue no seu colo, me faça descansar / Eu não aguento mais essa dor no peito / Por favor, venha me apoiar / Eu preciso do seu amor, venha e me abrace. / É tão difícil continuar / Mas sei que tudo vai passar / Essa dor me sufocou e me deixou sem saída / Sinto-me impotente para lutar.