05 de novembro de 2024

Instituto Alcoa investe mais de R$ 1,9 milhão no Programa de Apoio a Projetos Locais 2024

Os projetos comunitários aprovados têm o potencial de beneficiar mais de 3 mil pessoas nos territórios de atuação do Instituto Alcoa.

O Programa de Apoio a Projetos Locais é uma das iniciativas do Instituto Alcoa que contribui com o desenvolvimento dos territórios onde a Alcoa está presente. Realizado anualmente, o edital recebe inscrições de projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil nas frentes prioritárias do IA: educação (com foco no Ensino Fundamental) e geração de trabalho e renda.

Os projetos aprovados no Edital 2024 têm o potencial de beneficiar cerca de 3 mil pessoas nos municípios de Juruti/PA, Poços de Caldas/MG e São Luís/MA. As propostas incluem modernização no processo ensino-aprendizagem, com acesso de estudantes às novas tecnologias, capacitação de jovens e adultos para inclusão no mundo do trabalho e fortalecimento da renda de produtores e produtoras e suas famílias.

“Trabalhamos para catalisar mudanças nos territórios por meio do investimento em projetos de Educação e de Geração de Trabalho e Renda, construindo relações de confiança e gerando parcerias com organizações da sociedade civil e com as comunidades dos territórios em que atuamos. Entendemos que o real impacto só acontecerá com uma atuação conjunta, colaborativa e participativa – premissas que norteiam a concepção do Programa de Apoio a Projetos Locais” explica Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa.

Confira os projetos aprovados:

Juruti/PA 

  • Dona’s 2.0, Instituto Consulado da Mulher
  • Laboratório de Informática Educacional, EMEF Professora Lígia Meireles da Cunha
  • EDUC@R: a tecnologia a serviço da aprendizagem, Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelinda de Souza Guimarães
  • Colmeias da Amazônia, Associação de Produtores Rurais Seis Unidas
  • E2C – English to Connect, Communicate, Catalyze, Associação Grupo Mais Unidos
  • Pro Maniva Socó I, Associação dos Produtores Rurais Assentados no Socó I 

Poços de Caldas/MG

  • Produzindo sustentabilidade: melhorando operações e vidas na Ação Reciclar, Ação Reciclar - Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Poços de Caldas
  • ABACO Ponto Com_Unidade, Associação Beneficente de Apoio à Comunidade - ABACO
  • Azulô uma Nova Etapa, Instituto A de Apoio aos Autistas e Famílias
  • Plantando o Futuro – Divinolândia, Divinolândia Que Te Quero Bem - DIQBEM

São Luís/MA

  • A Robótica como ferramenta de educação e inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Luís-MA - APAE
  • Banco de Proteínas da Comunidade Laranjeiras: criação de galinhas poedeiras, Associação dos Pequenos Produtores e Produtoras de Laranjeiras
  • Mulheres Mais Renda, Instituto Asta
  • Profissionalizar para Todos os Futuros, Associação Somos Todos Marianas

Inclusão e Diversidade
O Programa de Apoio a Projetos Locais também incentiva o desenvolvimento de iniciativas que estimulem a inclusão de mulheres, grupos étnico-raciais, pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIAP+ nos territórios.

Em Poços de Caldas, o projeto “Azulô uma Nova Etapa”, do Instituto A de Apoio aos Autistas e Famílias será impulsionador de mães atípicas de crianças do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em Juruti, o projeto “Dona’s 2.0”, do Instituto Consulado da Mulher, fortalecerá a autonomia e o atuação de mulheres empreendedoras, estimulando a inclusão e reconhecimento delas como protagonistas de suas conquistas. Em São Luís, o projeto “Mulheres mais Renda” do Instituto Asta, visa reconhecer a autonomia da mulher na área da costura, possibilitando a produção e a distribuição de absorventes reutilizáveis a meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. E, ainda em São Luís, o projeto “A Robótica como ferramenta de educação e inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla” da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Luís-MA, tem como objetivo fortalecer e trabalhar a inclusão dos alunos com deficiência intelectual e múltipla da APAE através da robótica.

Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.

Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).