25 de abril de 2024
Alcoa conquista pela 4ª vez consecutiva o selo GPTW
Conquista reflete práticas de excelência em gestão de pessoas e investimentos consistentes em diversidade e inclusão.
A Alcoa, referência global na produção de alumínio e em gestão de pessoas, recebeu pelo 4º ano consecutivo o selo GPTW – Great Place to Work. O reconhecimento é conferido às empresas que mantêm uma forte cultura organizacional, por meio de uma pesquisa de clima e percepção realizada diretamente com os funcionários. O índice de favorabilidade da companhia ficou acima de 80%, o que reforça a assertividade das suas ações, iniciativas, benefícios e políticas para atrair, valorizar e reter talentos. Entre as práticas mais bem avaliadas pelos participantes da pesquisa, destacam-se o cuidado com a Inclusão, Diversidade e Equidade e o quanto as pessoas se sentem bem tratadas na empresa.
Anualmente, o GPTW publica mais de 40 rankings, premiando as melhores empresas para se trabalhar nos âmbitos nacional, regional, setorial e temático. Para se ter uma ideia, além de receber o selo GPTW em 2023, a Alcoa também foi destaque nos rankings Brasil, Indústria e nas três regiões onde atua – Norte (Pará), Nordeste (Maranhão) e Sudeste (Minas Gerais).
“Ficamos orgulhosos com mais esta conquista, que demonstra o quanto temos conseguido construir ambientes de trabalho verdadeiramente plurais, seguros e inclusivos, com relações baseadas em respeito e confiança”, comenta André Rolim, diretor de Relações Humanas da Alcoa Brasil. “Isso se reflete em protagonismo, senso de pertencimento e engajamento, um tripé que consideramos essencial para manter os nossos colaboradores motivados. Esta é também uma maneira de ouvir constantemente nossas pessoas, entender pontos de melhoria e refletir sobre oportunidades para alcançarmos resultados ainda mais positivos”.
Diversidade e inclusão como estratégia de desenvolvimento
Ao priorizar o valor “cuidar das pessoas”, a Alcoa investe de forma contínua e consistente em desenvolvimento, aceleração de carreira, benefícios e promoções. O objetivo é fortalecer a cultura organizacional com foco em diversidade, equidade, inclusão e senso de pertencimento, promovendo condições adequadas de crescimento e oportunidades igualitárias para todas as pessoas.
A companhia finalizou o ano passado com 84% dos profissionais contratados pertencentes a grupos sub-representados (mulheres, pretos e pardos, pessoas com deficiência e profissionais LGBTQIAPN+). E não pretende parar por aí: a meta até 2030 é alcançar a equidade de gênero com o total de 35% de mulheres na Operação e 50% em posições estratégicas. Quanto à igualdade étnico-racial, a meta é que a representatividade de pessoas pretas e pardas chegue a 65% nas áreas operacionais e a 35% em posições de liderança.
Este movimento de inclusão, associado à valorização e ao desenvolvimento de talentos locais, também rendeu outros reconhecimentos importantes. Entre eles é possível destacar o prêmio Top Employers Brasil 2024 e a posição entre as 38 melhores empresas para a população LGBTQIAPN+ trabalhar pela Human Rights Campaing Foundation (HCR), em 2023, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas LGBTQIA+.