01 de março de 2023

Mulheres na gestão da ARB

Não é novidade que as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaços, inclusive em setores que eram predominantemente masculinos, como na indústria e no setor metalúrgico. Mas, uma área em especial vem chamando a atenção, não somente pelo número de mulheres, mas pela predominância feminina em sua liderança.

Hoje, nas obras da Área de Resíduo de Bauxita – ARB 9, 56% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres. E não teria data melhor para celebrar essa conquista do que o mês de março.

 A ARB 9 é um projeto de Capex, robusto, um dos maiores da Alcoa. Construída dentro dos mais rigorosos padrões de segurança, qualidade e meio ambiente, chegou a contar, no pico da obra, com mais de 2.000 colaboradores.

Quem orquestra toda essa equipe, desde abril de 2022, é Adriana Monteiro, Superintendente de Construção das ARBs. No início de sua carreira, Adriana disputou uma vaga na que estava reservada para um homem, mas Adriana não se intimidou e perguntou ao entrevistador qual o motivo dessa exigência. E foi com essa postura firme, decidida e destemida que Adriana, desde então, ocupou seu espaço e construiu uma carreira de sucesso. “As mulheres têm que tomar a decisão e se colocar à prova. Hoje temos um grande movimento de inclusão e diversidade, mas todas que alcançaram os postos de liderança estão lá porque tinham competência para as vagas. Temos que mostrar que as mulheres podem entrar nesses espaços e ocupá-los”, declarou.

O Diretor Geral da Alumar, Walmer Rocha, afirmou que “Esse resultado é fruto de nosso compromisso em construir ambientes cada vez mais inclusivos, justos e igualitários. Já conquistamos muito e ainda precisamos avançar para que mais mulheres possam construir suas carreiras de forma plena e contribuir para Transformar Potencial em Progresso Verdadeiro.

Mulheres na Alumar 
Ao todo, a Alumar conta com 1.260 colaboradoras entre profissionais da área administrativa, da operação, estagiárias e aprendizes. Destas, 118 ocupam cargos de lideranças.

Entre as colaboradoras diretas da Alumar, 42% trabalham diretamente na operação.

Gestora das obras da ARB

Adriana Monteiro – Superintendente de Construção das ARBs

Ellen Pinheiro, Project control

Fernanda Souza – Gestora de Custos

Fabrícia Rezende – Gestora de Meio Ambiente

Fernanda Maior – Gestora de Suprimento e Administração

Driely Alves – Gestora de Riscos

Zenaide Bochensky – Gestora de Comissionamento da ARB

Franciole Medeiros – Gestora de Qualidade

Letycia Miranda – Gestora de Construção

Bianca Maia – Gestora de Contratos e Medição