21 de novembro de 2022

Instituto Alcoa é homenageado pela Câmara de Poços de Caldas

Foi realizada uma sessão solene comemorativa aos 30 anos da instituição

Durante sessão solene, realizada na noite de 1º de novembro, a Câmara Municipal de Poços de Caldas homenageou o Instituto Alcoa pelos seus 30 anos. O reconhecimento foi proposto pelo vereador Lucas Arruda e aprovado por unanimidade pelos colegas. O aniversário foi comemorado em 2020, mas devido à pandemia, o reconhecimento precisou ser adiado.

Na ocasião, 16 pessoas e instituições que tiveram suas vidas e/ou trabalho ligados ao Instituto Alcoa receberam diploma de reconhecimento, entre elas, a Adefip (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas), que encerrou o evento com uma linda apresentação do seu coral.

O evento foi aberto pelo vereador Marcelo Heitor, presidente da Câmara, que enalteceu e parabenizou o Instituto Alcoa e a Alcoa por tantos anos de parceria com a cidade.Em seguida, Lucas Arruda falou sobre a iniciativa de reconhecer o Instituto Alcoa, ressaltando as ações sociais desenvolvidas em Poços de Caldas nestas mais de três décadas. “É muito fácil encontrar em escolas e instituições uma placa do Instituto Alcoa, destacando uma ação ou projeto realizado naquele local”, observou Lucas com recordação que, aos 12 anos, participou do projeto Empresários para o Futuro, apoiado pelo Instituto Alcoa, que fez toda a diferença em sua vida. “Os conhecimentos que adquiri como miniempresário tiveram uma importância enorme e me ajudaram a definir a minha vida profissional”, disse.

Tatiana Bizzi, diretora Executiva do Instituto Alcoa, não pode estar presente, mas enviou um vídeo de agradecimento a todos e todas, ressaltando o propósito da instituição de transformar coletivamente os territórios onde a Alcoa está presente, visando torná-los mais inclusivos e menos desiguais.

“Temos muito orgulho da nossa atuação em Poços de Caldas desde o início das nossas operações, em 1970, sempre contribuindo para melhorar a qualidade de vida da comunidade”, ressaltou. “E desde 1990, com a atuação do Instituto Alcoa, já somamos mais de R$ 8 milhões doados por meio de projetos comunitários, ações voluntárias e outras iniciativas. Aproveito para agradecer a cada um que está participando da solenidade e a todos os vereadores por esta homenagem”.

Fabio Martins, diretor de Operações da Alcoa Poços de Caldas e conselheiro do Instituto Alcoa, representou a instituição. “É um prazer enorme receber esta homenagem em nome do Instituto Alcoa”, disse. “Sabemos da importância da atuação da iniciativa privada, mas ela só é possível com a parceria de todas as pessoas, instituições, poder público e do Conselho Consultivo de Relações Comunitárias, formado por representantes da sociedade organizada, inclusive desta Câmara Municipal”.

Fabio também falou das doações da Alcoa para a comunidade, que somam R$ 42 milhões desde 1973, recursos do Instituto Alcoa, Alcoa Foundation e da própria localidade. “O valor financeiro é mensurável, mas o mais importante é o trabalho dos nossos voluntários”, ressaltou. “Finalizo agradecendo as pessoas que estão sendo reconhecidas hoje, que têm como principal missão cuidar das pessoas, um dos principais valores da Alcoa, aos vereadores e a todos aqui presentes”.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente - Poços de Caldas (MG), São Luís (MA); e Juruti (PA), a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Saiba mais em www.alcoa.com.br.

Diploma de reconhecimento

Diploma de reconhecimento

Grupo de eventos de reconhecimento