08 de setembro de 2022

Representantes de Andradas visitam a Alcoa Poços de Caldas

Eles conheceram os processos da Fábrica, o empreendimento da empresa em Andradas, uma mina em operação, o Parque Ambiental e o Viveiro de Mudas, além da trilha em área reabilitada

 

No dia 24 de agosto, a Alcoa Poços de Caldas recebeu a visita de representantes de Andradas (MG), que vieram conhecer o empreendimento da Companhia naquela cidade, além do processo de mineração e reabilitação de áreas mineradas. Participaram da visita Antônio Carlos Sales, da Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Andradas (ASSEA); Paulo Galvão de Castro, da ACIRA (Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas); Gabriela Caldas Longhi, professora de Biologia da Escola Estadual Dr. Alcides Mosconi; Matheus Sasseron, presidente da OAB; Leonardo Barbosa Chiodeto, advogado e membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB; Rogério Lopes, da World Adventure e membro do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo); Paulo Selegato, do Clube Uva; Dalva Sasseron, engenheira Agrônoma, e José Edilberto, representante da APS (Associação Poços Sustentável) no Comitê de Bacias Mogi-Pardo.

Eles foram recebidos por Fabio Martins, gerente Geral de Operações da Unidade; Jaime Eleutério, gerente da Mineração, Maria Cristina Gonçalves, consultora de Relações Governamentais, Comunicação e Relações Comunitárias, Tamiris Vrunski, Gerente de EHS; dentre outros representantes do time. “Foi uma excelente oportunidade para detalharmos o nosso empreendimento em Andradas, mostrar como fazemos a mineração de bauxita e a reabilitação de área, de forma responsável e sustentável, além de esclarecer as dúvidas dos participantes”, contou Fabio. “A Alcoa está sempre de portas abertas para receber as comunidades onde atuamos e mostrar como são os nossos processos, sempre pautados pelos nossos Valores”.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer uma mina em operação, o Parque Ambiental, o Viveiro de Mudas e fazer uma trilha em área reabilitada.

“A visita foi extremamente frutífera, se prestando a diversos esclarecimentos e compartilhamento de informações”, avaliou Matheus Sasseron, presidente da OAB. “Como fruto desta interação, surgiu a ideia de se formar um comitê destinado à discussão sobre a mineração da Alcoa em Andradas, com a ampliação da participação de interessados, e em prestígio ao diálogo”.

 

Mineração em Andradas

A Alcoa opera na região há 57 anos, inclusive em Andradas, desde 2000, e pauta seu trabalho no respeito às pessoas, às comunidades e ao meio ambiente. Em todas as suas operações, busca minimizar os impactos negativos e acelerar a criação de valor compartilhado. Em relação à Andradas, as novas áreas pleitadas – Minas São Benedito, Pinheirinho, Tamanduá e Manteiga – não incluem a Serra do Caracol e a Serra do Pau D’Alho, não impactarão no abastecimento de água do município e não terá impacto no trajeto do Caminho da Fé. Além disso, a Cia. reforça que a bauxita encontra-se próxima à superfície e é extraída por retroescavadeira, sem utilização de explosivos e/ou geração de nuvem de poeira. A lavra de bauxita, único mineral extraído pela Alcoa, ocorre em pequenos bolsões, sendo abertos, operados e reabilitados rapidamente.

“Acreditamos que a atividade minerária, essencial à vida moderna, pode e deve ocorrer junto às atividades locais já existentes, de forma sustentável. A coexistência da mineração sustentável, do desenvolvimento local, do respeito ao meio ambiente e às pessoas são imprescindíveis. Estamos abertos ao diálogo para juntos construirmos o plano de mineração na cidade, avaliando os pleitos comunitários para estabelecermos uma relação ganha-ganha para todos e todas”, reforça Fabio Martins.

 

Visita Representantes Andradas2