05 de setembro de 2022

Alcoa realiza primeira ação comunitária em Caldas (MG) e beneficia a Escola Souza Novais

Ação foi organizada pelos estagiários e trainees da Unidade de Poços de Caldas, com a participação de 39 voluntários

 

O mês de agosto, foi especial para os mais de 400 alunos da Escola Estadual Souza Novais, de Caldas (MG), e 39 voluntários, entre estagiários, trainees e membros da Equipe Líder de Relações Comunitárias da Alcoa Poços de Caldas, alunos do 7º período do Curso de Psicologia da PUC Minas – Campus de Poços de Caldas, direção e colaboradores da escola e. Durante todo o dia, da sexta-feira (19), a escola foi palco da primeira ação comunitária (ACTION) realizada na cidade pelo Instituto Alcoa.

A ação foi organizada pelo time de estagiários e comemorou o Dia do Estagiário, celebrado em 18 de agosto. “O trabalho voluntário é uma das marcas dos colaboradores e colaboradoras da Alcoa e é incentivado desde o período de estágio”, conta Maria Cristina Gonçalves, consultora de Relações Governamentais, Comunicação e Relações Comunitárias da Alcoa Poços de Caldas. “A ação faz parte da aprendizagem dos estagiários e eles se superaram com a organização e impacto positivo na comunidade”.

Foram ministradas 15 palestras, em dois turnos para atender todos os alunos da escola, com os temas Sustentabilidade, Comportamento, incluindo prevenção ao uso de drogas, e Mercado de Trabalho. Também foi revitalizada a quadra da escola e distribuídas 600 mudas de árvores nativas para os alunos e comunidade. Além do trabalho voluntário, a instituição receberá a doação de R$ 10 mil, recursos do Instituto Alcoa.

Para Giovana Thimoteo, estagiária de Assuntos Institucionais e uma das organizadoras, a ação superou as expectativas. “Foi muito bacana fazer a organização junto com outros colegas estagiários, participar dos bastidores e ver como os alunos gostaram e participaram ativamente das palestras. Foi um ACTION excepcional, que nos emocionou muito”.

O professor Lucas Tadeu Garcia, do Curso de Psicologia da PUC Minas, que foi parceira especial nessa edição, disse que a ação veio ao encontro de sua proposta de trabalho, que é a Psicologia da Educação. “Considerei que a nossa participação seria uma oportunidade interessante e convidei os alunos, que se prontificaram imediatamente a ir”, ressaltou. “Foi uma parceria muito rica entre empresa, escola e universidade”.

“Para nós, a maior importância desta ação foi movimentar tantas pessoas - empresas, universidade e toda a comunidade escolar - engajadas no objetivo de colaborar para a melhoria da educação”, avaliou Izabel Cristina Pontes Costa, diretora da Escola. “As atividades foram muito produtivas, com intensa participação dos nossos alunos e, se eles gostaram, foi sinal de que houve uma interação muito grande e positiva com os voluntários. E a doação do Instituto Alcoa veio em boa hora. Utilizaremos o recurso para instalar equipamento de multimídia em todas as salas de aula, um antigo sonho dos nossos professores”.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente - Poços de Caldas (MG), São Luís (MA); e Juruti (PA), a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Saiba mais em www.alcoa.com.br.

ACTION Souza Novais3ACTION Souza Novais2ACTION Souza Novais1