25 de agosto de 2022

Comunidade do Pará recebe estudantes do projeto “Florestas Inteligentes”

Eles foram desafiados a propor soluções tecnológicas para problemas relacionados a acesso à água potável e energia elétrica. 

 

Na comunidade Piriquitaquara, na Ilha do Combu, em Belém, estudantes de três instituições de ensino superior do Pará, Minas Gerais e São Paulo participam de mais uma etapa do projeto “Florestas Inteligentes”. Com apoio da Alcoa, o projeto busca proteger a floresta e conservar sua biodiversidade, além de melhorar a qualidade de vida de comunidades ribeirinhas da Amazônia.  

As ações do projeto iniciaram em maio. Desde então, os estudantes têm mapeado os desafios para se ter acesso, por exemplo, a água potável e resolver a instabilidade da energia elétrica, por meio de soluções tecnológicas. 

“Os nossos alunos das áreas de Negócios e Tecnologia foram responsáveis em propor e elaborar as soluções”, explica Caio Fanha, coordenador do International Office e de Redes de Cooperação e Inovação do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa-PA). 

O projeto reúne a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens-SP), Centro Universitário Newton Paiva (Newton-MG) e o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa-PA). A fase inicial começou com 60 participantes, que foram capacitados durante duas semanas de masterclasses, aprendendo temáticas sobre: bioeconomia, Amazônia 4.0, Smart Solutions, entre outras. 

Para André Rolim, diretor de RH da Alcoa Brasil, o projeto conecta o potencial humano com variadas possibilidades que ideias podem oferecer às comunidades. “O principal encantamento que tenho aqui com esse projeto é essa conexão com o projeto da Alcoa que é transformar potencial bruto em progresso real. E a gente trazer esse potencial humano para poder tornar cada vez mais essas comunidades mais sustentáveis conecta diretamente com quem a Alcoa quer ser com o que a gente gostaria de contribuir para poder transformar o mundo”, destaca. 

Como um dos patrocinadores masters do projeto, a Alcoa abriu as portas para que os alunos finalistas possam conhecer a unidade de Juruti e vivenciar, de perto, o modo de vida amazônico. 

No mês de outubro, acontece a grande final com as apresentações dos projetos e o anúncio da equipe campeã, que recebe uma premiação de R$ 5 mil.  

Mais informações: contato@florestasinteligentes.org.br 

 

IMG-20220824-WA0006
IMG-20220824-WA0006
IMG-20220824-WA0006
IMG-20220824-WA0006
IMG-20220824-WA0006

Informações à imprensa 

Katiane de Jesus 

Coordenadora de Comunicação - Alcoa Juruti 

93 99129 5966 | katiane.maciel@alcoa.com  

 

Samuel Alvarenga 

Analista de Comunicação – Temple Comunicação 

93 99161 6572 | samuel.alvarenga@alcoa.com