08 de agosto de 2022

Colaboradores de comunidades rurais de Juruti destacam-se na operação da Alcoa

Profissionais buscam qualificação e crescem por meio de novas oportunidades 

 

“A minha carreira na Alcoa iniciou em 2001, na terceirizada, me especializei e tenho o privilégio e a oportunidade para trabalhar na área de técnico em geologia na área de mina e de lavra”. Esta é a história de Ênio Alves, oriundo da comunidade Capelinha, na região de Juruti Velho, zona rural do município de Juruti. Assim como Ênio, outros profissionais das comunidades vêm se qualificando e garantindo oportunidades profissionais abertas pela empresa. 

Desde o início de suas operações em Juruti, a Alcoa adota como política a valorização da mão de obra local, com o objetivo de gerar emprego e renda na região, principalmente nas comunidades locais. 

Carliana Sousa é da comunidade Ingrácia. Ela trabalha há quatro meses como auxiliar de laboratório e acredita que a empresa abre portas aos moradores. 

“Para mim, isso é muito gratificante. É uma ideia muito boa, porque além deles gerarem emprego, eles estão gerando mais oportunidades para pessoas aqui da região, para pessoas do nosso município, principalmente. Além de trabalhar na operação, eu também faço o curso técnico em, porque quando a gente sai do interior a gente sai assim com uma vontade de estudar, trabalhar e querer dar o melhor para as nossas famílias, então eu tive essa oportunidade e abracei mesmo e agora estou estudando e trabalhando”, relata Carliana. 

O jurutiense Clodoaldo Castro, nascido na comunidade Ilha do Valha-me-Deus, é quem lidera essa equipe. Ele é supervisor das áreas de Geologia e dos laboratórios físico e químico.  

“Nossa equipe é formada por 51 pessoas, que juntos temos responsabilidades sobre vários processos da mina. Temos colaboradores que estão desde o período da pesquisa, buscaram melhorar suas qualificações profissionais, fazendo cursos técnicos e cursos superiores. A Alcoa tem nos dados oportunidades de crescimento e cada vez mais as pessoas de Juruti estão assumindo as operações”, afirma. 

Os exemplos de Ênio, Carliana e Clodoaldo mostram que a qualificação profissional tem contribuído para que mais pessoas possam conquistar boas oportunidades de trabalho nas unidades da Alcoa. Além de histórias de vida transformadas, o mais importante é a absorção e valorização expressiva da mão de obra local. Atualmente, dos mais de 2.500 colaboradores diretos e indiretos, mais de 50% são oriundos de Juruti. 

Acesse nossa página no Facebook e saiba como conseguir uma oportunidade profissional na Alcoa: www.facebook.com/AlcoaJuruti 

*** 

Informações à imprensa 

Katiane de Jesus 

Coordenadora de Comunicação - Alcoa Juruti 

93 98128-0470 | katiane.maciel@alcoa.com  

Samuel Alvarenga 

Analista de Comunicação – Temple Comunicação 

93 99161-6572 | samuel.alvarenga@alcoa.com