29 de agosto de 2022

Alumar mobiliza voluntários para mais uma edição do Action

O mundo corporativo investe em uma prática que tem grande significado social: o voluntariado entre os seus colaboradores.  Na Alumar, pessoas dispostas a oferecer suas aptidões em favor de quem precisa arregaçaram as mangas no último sábado, 20, e participaram da quarta edição do ACTION de 2022, para beneficiar a Núcleo Educacional Creche Escola Anália Franco, localizada no bairro da Cohama. 

O ACTION (sigla para "Alcoanos contribuindo juntos em nossas vizinhanças") é um programa do Instituto Alcoa, onde colaboradores e empresas parceiras dedicam quatro horas de seu tempo livre para realizar serviços voluntários em alguma instituição e, posteriormente ao evento, a organização recebe um recurso no valor de dez mil reais. O objetivo é estabelecer alianças que favoreçam um trabalho de respeito e melhoria da qualidade de vida nas comunidades de São Luís. A iniciativa, desta vez, destinou recursos para a instituição de ensino que atende 23 crianças da educação infantil. 

Com pouco mais de um ano de funcionamento, a Creche Anália Franco é fruto de um sonho e determinação de duas mulheres, a professora Edileusa e a corretora Janete Reis, dispostas a apoiar mães e pais solteiros, com crianças pequenas e sem ter onde deixá-las, enquanto trabalham. “Começamos somente com a determinação e coragem, contando com o apoio dos amigos, familiares e voluntários. Alugamos o local e, a partir daí, combinando a nossa experiência como educadora, ajuda dos colegas e inspiração da nossa mentora professora Anália Franco, iniciamos nossa missão”, lembra Janete Reis ao mencionar o legado da professora paulista que, no século XIX, fundou diversas creches, instituições de ensino para ajudar os menos favorecidos. 

A orientação filosófica da professora Anália Franco tem sido o fio condutor do trabalho da Creche. Pela manhã, às 7h30, as crianças chegam, vestem o uniforme, brincam, banham, estudam, almoçam, dormem, voltam às atividades para, às 17h, serem entregues aos pais.  

A escola tem sido um importante apoio para a Milena, 6 anos. Há quatro meses, a sua mãe faleceu e o pai, José Francisco se viu, de repente, tendo que assumir diversas responsabilidades, além de prover a família. “Ficamos os dois, tentei cuidadora, não foi bom e tive que sair do emprego, porque a educação dela vem em primeiro lugar. Com a creche, consegui emprego, adaptando-me ao horário de saída dela”, disse José Francisco que, hoje, trabalha em uma recicladora no bairro. 

Cerca de 100 voluntários da Alumar, empresas parceiras e comunidade participaram do ACTION. O evento contou com uma programação diversificada, englobando desde o café da manhã, recreação, pintura na estrutura, plantio de hortaliças, palestras sobre higiene bucal e Agosto Lilás, bazar de vendas, limpeza do local, até oficina ecológica e paisagismo. Destaque para “Canto do Soninho”, totalmente reformado pelos voluntários. Para o Gerente da Refinaria, Giuliano Siqueira, “as ações de voluntariado expressam, significativamente, o Cuidar das Pessoas, um dos nossos valores do Consórcio. Por isso, os resultados são edificantes", avalia. As crianças prepararam uma apresentação musical, como forma de gratidão a tudo o que viveram naquele dia. Foi emocionante! 

Participaram como parceiros do Action as empresas:  Pillar Engenharia, Top Service, Poços Tec, Novo Horizonte Móveis, Iluminar Comércio e Serviços, JR Nascimento Material de Construção, Santa Rita Materiais Home Center, Tratormec Peças para Tratores, Sodexo, AMA – Armazém de materiais de abastecimento, EVP Assunção, MKS, D&G – Forros e Divisórias, Constec e KW do Brasil. 

 

Sobre a Alumar 

O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais. 

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e NBR ISO 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio. 

 

IMG_2046
IMG_2046
IMG_2046