24 de agosto de 2022

Alcoa fecha parceria com a Universidade de São Paulo para revisão do Plano de Ação para Biodiversidade de Juruti

Convênio com a instituição tem duração de cinco anos sob responsabilidade do Departamento de Engenharia de Minas da Escola Politécnica. 

 

Por meio de parceria institucional, a Universidade de São Paulo (USP) será a responsável pela revisão do Plano de Ação para Biodiversidade da unidade da Alcoa em Juruti, no Oeste do Pará. O convênio firmado tem cinco anos de duração e durante esse período serão desenvolvidos estudos para avaliar como o monitoramento socioambiental deve ser estruturado para analisar a eficácia da aplicação da hierarquia de mitigação, além de apoiar um sistema de governança de impactos sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos. 

De acordo com a supervisora de Biodiversidade da Alcoa, Susiele Tavares, o trabalho de pesquisa terá cinco módulos, com objetivos e métodos específicos.  

“Dentre eles, serão mapeadas as relações de causalidade dos impactos sobre a biodiversidade e serviços ecossistêmicos (BSE), coleta e armazenamento de dados. Também será desenvolvido um sistema integrado de governança para avaliar a aplicação sistemática da hierarquia de mitigação de impactos sobre BSE, por meio de indicadores”, explica. 

O trabalho desenvolvido pela USP, tem o propósito de estudar temas de gestão de biodiversidade na área da mina e no seu entorno, contribuindo para a alcançar a meta de Perda Líquida Zero.  

“Nosso objetivo é descobrir qual a melhor maneira de você minimizar perdas em biodiversidade e se necessário, compensar algumas perdas que não puderem ser evitadas”, explica o Professor Doutor Luis Enrique Sanchez, titular do Departamento de Engenharia de Minas da Escola Politécnica da USP. 

A produção científica é um dos requisitos deste convênio, por isso, participam do trabalho alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica. “Todos eles terão que produzir trabalhos científicos e publicá-los em revistas da área, cada um trazendo a contribuição de sua parte. Além disso, queremos entender melhor as práticas da Alcoa, os impactos da atividade da mineração em Juruti e como mitigá-los. Por meio dessa colaboração queremos atingir resultados que sejam positivos tanto para a academia, quanto para a iniciativa privada, onde as atividades produtivas tenham menor impacto ambiental”, afirma o docente. 

Siga a Alcoa nas redes sociais: Facebook @AlcoaJuruti 

*** 

Informações à imprensa 

Katiane de Jesus 

Coordenadora de Comunicação - Alcoa Juruti 

93 98128-0470 | katiane.maciel@alcoa.com  

Samuel Alvarenga 

Analista de Comunicação – Temple Comunicação 

93 99161-6572 | samuel.alvarenga@alcoa.com