23 de agosto de 2022

Alcoa anuncia plano de zerar emissões líquidas de Gases de Efeito Estufa (GEE) nas operações globais até 2050

Anúncio foi feito pelo presidente da Alcoa Brasil, Otávio Carvalheira, no Relatório sobre a Performance Ambiental, Social e de Governança (ASG) do ano de 2021

 

No lançamento do Relatório de Performance Ambiental, Social e de Governança do ano de 2021, a Alcoa anunciou o plano de descarbonização, alcançando zero emissões líquidas de Gases de Efeito Estufa (GEE) até 2050 em suas operações globais. A empresa pretende reduzir a intensidade das emissões de GEE em 30% até 2025 e 50% até 2030.

“Na busca coletiva da sociedade por um futuro mais sustentável, precisamos de novas tecnologias e soluções que nos ajudem a descarbonizar as cadeias de suprimentos globais, ao mesmo tempo em que permitam às comunidades prosperarem. A indústria do alumínio tem um papel essencial a desempenhar neste caminho”, afirma Otávio Carvalheira, vice-presidente de Operações Brasil, San Ciprian, África e Oriente Médio e presidente da Alcoa Brasil.

Nesta direção foi anunciado o reinício do smelter na Alumar em São Luís, temporariamente suspensa desde 2015, com energia 100% renovável, aumentando a oferta de alumínio feita com baixa emissão de carbono.

“Propomos a Refinaria do Futuro, a partir do refino de alumina com emissão zero de GEE, usando novos processos e tecnologias como recompressão mecânica de vapor e calcinação elétrica, em combinação com uma grade descarbonizada. Mais de 81% do nosso portfólio global de smelting é alimentado por energia renovável hoje e estamos explorando oportunidades para impulsionar mais nossas operações no Brasil com energia renovável”, ressalta Otávio Carvalheira.

O Relatório também traz informações sobre avanços na política de diversidade e inclusão da empresa, destacando programas como o AWARE (Alcoanos Trabalhando Ativamente pela Igualdade Racial-Étnica), lançado no Brasil em 2020, e globalmente em 2021, com o objetivo de conscientizar e promover uma cultura de equidade, influenciar a promoção da justiça racial e igualdade.

Além do AWARE, a empresa também conta com a Rede de Mulheres da Alcoa (AWN) e a rede de Funcionários da Alcoa pela Igualdade de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (EAGLE) e mantém parcerias com a Rede Brasileira de Inclusão Social Corporativa (REIS) e o Movimento de Coalizão por Equidade Racial (MOVER).

Na área de segurança, a Alcoa vê com êxito a criteriosa política de prevenção. O resultado foi que nenhum evento sério ou fatalidade foi registrado em 2021.

Comunidades e empresa estiveram mais conectadas. 2021 foi um ano de superação para todas as unidades por conta da Covid-19. Por meio de Parcerias Público Privadas (PPP), a Alcoa implementou um esforço organizado para acelerar a vacinação em todos os locais onde opera, o que resultou em queda significativa nos novos casos confirmados da doença em 2021.

O Instituto Alcoa e a Alcoa Foundation destinaram juntos R$ 7,8 milhões em diversos programas e projetos nas comunidades. A empresa, também, lançou um novo sistema de gestão social chamado SP360. Por meio dele, está sendo viável desenvolver uma abordagem estruturada para minimizar ou evitar impactos adversos e criar um ambiente onde as partes interessadas (direta ou indiretamente envolvidas pelas operações) possam se beneficiar.

O SP360 descreve uma abordagem metodológica para gerenciar riscos e impactos sociais, aplicando os princípios de melhoria contínua.

O respeito aos direitos humanos e aos interesses, culturas, costumes e valores dos funcionários e comunidades estão incorporados aos Valores Alcoa.

“Nossa Política de Direitos Humanos se alinha aos Princípios Orientadores das Nações Unidas para Empresas e Direitos Humanos e às Convenções Fundamentais da Organização Internacional do Trabalho. Nós nos esforçamos para garantir que esse compromisso seja exemplificado por nossas ações e por nossos funcionários, fornecedores e parceiros de negócios”, garante o presidente da Alcoa Brasil.

No Brasil, a empresa implantou planos de resposta a emergências para comunidades, além de melhorar os controles sobre as condições de trabalho das empresas terceirizadas. Um exemplo foi a assinatura de um Protocolo de Intenções entre a Alcoa e a Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho (Acorjuve), em dezembro de 2021, com o objetivo de melhorar as relações bilaterais, a confiança, o respeito mútuo e avançar nas intenções comuns.

A empresa também teve destaque na sua política ambiental, com a implantação dos planos de ação de biodiversidade na Alumar (refinaria) em Juruti (mina de bauxita), além de iniciar o desenvolvimento do plano de Poços de Caldas (refinaria e mineração).

A Política Global de Barragens foi devidamente revisada. Esta é uma condicionante obrigatória, para garantir que os sistemas de rejeitos cumpram os padrões e diretrizes internas e o Padrão Global da Indústria sobre Gestão de Rejeitos (GISTM) e as leis e regulamentos do país.

A Alcoa, também, destinou atenção aos recursos hídricos. As prioridades estão descritas na Política de Gestão da Água, apoiada pelo Padrão de Gerenciamento de Água e Efluentes, alinhado com a Declaração de Posição do Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM).

“Alcoanos e alcoanas em todo Brasil estão liderando com coragem para traçar um futuro mais sustentável para a indústria do alumínio, com progressos significativos”, avalia Otávio Carvalheira.

Confira em nosso site www.alcoa.com/brasil/pt/sustainability o relatório completo de Performance ASG da Alcoa.