27 de julho de 2022

Retrato da Terra é apoiado pela Alcoa e tem a participação de 22 jovens

A segunda edição do projeto fotográfico é apoiado pela Companhia por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem parceria com ABACO.

 

Em novembro, quando Poços de Caldas (MG) completar 150 anos, a cidade ganhará um presente especial: com uma exposição com imagens da cidade pelos olhos de 22 jovens atendidos pela ABACO (Associação Beneficente de Apoio à Comunidade), que estão participando do projeto Retratos da Terra.

O projeto é patrocinado pela Alcoa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem como objetivo, além de ressaltar a arte e a fotografia como forma de expressão, despertar nos participantes uma consciência cidadã e estimular o protagonismo e a autoestima, que são fundamentais para o empoderamento dos jovens.

Essa é a segunda vez que a Alcoa apoia este projeto, a primeira foi em 2019 e foi direcionado às jovens moradoras do bairro São José, que frequentam o Programa Maria Cinderela.

Além de assistirem a um workshop com a fotógrafa e curadora do projeto, Karina Bacci, profissional com passagens por grandes museus e centros culturais brasileiros, os jovens saíram a campo para registrar imagens da cidade para mostrar a comunidade local e os aspectos que caracterizam a cultura do município, acompanhados pelo fotógrafo poços-caldense Bruno Alves.

O material produzido passará pela curadoria da fotógrafa e o resultado, além da exposição, também será registrado em um catálogo, com áudio descrição para deficientes visuais. Como parte ainda do projeto, a instituição recebeu a doação de máquinas fotográficas.

“Essa edição do Retrato da Terra marcará um momento na história da cidade e nas vidas desses jovens, que estão conhecendo, aprendendo e vivenciando o mundo da fotografia, que é mágico e artístico”, destacou Fabio Costa, de Assuntos Institucionais da Alcoa. “Com seus olhares, eles registrarão diferentes imagens, mostrando como veem Poços de Caldas, com os seus 150 anos. Eles criarão um marco para sua própria história, como também da Abaco e da cidade”.

Alcoa investe mais de R$ 700 mil em quatro projetos por meio de Lei Federal

Além do Retratos da Terra, a Alcoa incentiva mais três projetos por meio da Lei de Incentivo à Cultura totalizando R$ 739 mil. Foram apoiados os projetos como: o festival literário realizado em abril, Flipoços Virtual 2022; a Rede de Escolas Ativas, que tem como objetivo contribuir com a capacitação de gestores, diretores, professores, lideranças comunitárias e agentes públicos atuantes nas 25 escolas públicas municipais de Poços de Caldas, por meio de uma parceria firmado com a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas; e o Poços É Jazz Festival, que será realizado em novembro.

Sobre a Alcoa

Líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos e excelência operacional, operando com inovação desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna, há mais de 130 anos. A Companhia segue impulsionada pelos seus valores.

No Brasil, a Alcoa possui três unidades produtivas, em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Em Poços de Caldas, além da Fábrica de Pó de Alumínio, a Alcoa tem operações de Mineração, Químicos e Refusão.

Legenda da foto – Lançamento Retratos da Terra

Participantes do projeto Retratos da Terra durante workshop com a artista Karina Bacci

Imagem1