08 de julho de 2022

Pontos de internet são instalados em comunidades rurais de Juruti (PA)

Projeto vai levar inclusão digital para 12 comunidades e 8 escolas públicas da região. 

 

Imagem1

No mês de junho, três pontos de internet foram inaugurados em comunidades rurais do município de Juruti (PA). A ação faz parte do projeto de inclusão digital, desempenhado, na região, pelas comunidades e associações locais — ACOGLEC, APRAS e ACOPRUMS — em parceria com a Ecam Projetos Sociais, com apoio do Instituto Alcoa. 

As atividades do projeto vêm sendo realizadas desde dezembro de 2021, quando a Ecam e comunidades locais promoveram as primeiras reuniões para apresentação do projeto e mapeamento de possíveis áreas para instalação de pontos de internet. A parceria possibilitou, na última semana, a construção de bases para antenas e ativação dos sistemas nas comunidades Justina, São Brás e Prudente. 

O acesso à internet no Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos, especialmente nas zonas rurais do país, porém muitas comunidades da região norte ainda precisam lidar com desafios no seu dia a dia para se conectar — percebidos no alto custo dos serviços, baixa qualidade de conexão e na cobertura limitada ou inexistente (Fonte: Idec, 2022). 

Segundo Beto Lages, consultor técnico na Ecam, o projeto vem trabalhando para minimizar gargalos como esses e promover o acesso a serviços essenciais, como educação e saúde, e atividades que sejam do interesse das comunidades. “O projeto implantou os sistemas de internet para facilitar acessos importantes, assim como apoiar as comunidades em atividades relacionadas ao empreendedorismo e iniciação ao mercado de trabalho, umas das demandas identificadas”, destaca. 

A previsão é que, nos próximos meses, mais nove comunidades e uma associação sejam envolvidas nas ações de inclusão digital. Dessa maneira, o projeto planeja alcançar cerca de mil pessoas residentes na zona rural de Juruti, incluindo 8 escolas públicas da região. 

O Projeto Inclusão Digital em Comunidades no Município de Juruti-PA foi aprovado no Edital 2021 do Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa. 

 

Sobre a Ecam Projetos Sociais 

A Ecam Projetos Sociais é uma iniciativa da Ecam que lida especificamente com a implementação de programas e atividades ao lado de comunidades e grupos locais, propondo e executando ações práticas e sustentáveis de desenvolvimento. 

Saiba mais em: ecam.org.br/projetos-sociais 

Sobre o Instituto Alcoa 

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. 

Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).