08 de dezembro de 2021

Encontro na Secretaria de Educação encerra as atividades do Programa Ecoa Gestão em 2021

Programa é desenvolvido pelo Instituto Alcoa e tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública dos municípios onde a Alcoa atua 

 

Em encontro realizado no dia 7 de dezembro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, o Instituto Alcoa encerrou as atividades de 2021 do Programa Ecoa Gestão na cidade. O evento teve a presença de representantes das escolas participantes, da equipe técnica da Secretaria, além de Maria Helena Braga, secretária Municipal de Educação; Monica Espadaro, gerente de Projetos do Instituto Alcoa, e Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais da Alcoa Poços de Caldas. Também participaram Mauro Zanin, Patrícia Cândido, Marcos Tamai e Solange Vialle, da Interação Urbana, parceira do Instituto Alcoa na iniciativa. 

Durante todo o dia, os participantes tiveram a oportunidade de avaliar os resultados de 2021, elaborar o planejamento da Secretaria Municipal de Educação para 2022 e conhecer a vencedora do Reconhecimento de Boas Práticas: Ana Maria Lobo, diretora da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari.  

“Depois de quase dois anos de atividades online, este é o nosso primeiro encontro presencial”, destacou Monica. “Foi muito importante para ouvirmos das equipes as expectativas para o próximo ano e suas principais demandas, a fim de desenharmos o melhor formato para atendê-las”. 

O Programa Ecoa é realizado em Poços de Caldas desde 2014, e segundo a gerente do Instituto Alcoa, com muito sucesso. “Sempre tivemos abertura e uma grande receptividade tanto da Secretaria de Educação quanto das escolas, e conseguimos formar uma rede muito bacana, que já está ajudando outras cidades, como Juruti (PA). Recentemente, o time da Secretaria de Poços de Caldas se prontificou a realizar um seminário para seus colegas de Juruti, sobre a plataforma EducaCenso, que permitiu à cidade paraense cadastrar 550 alunos na plataforma e, assim, receber mais de um milhão de reais do ministério da Educação”, contou Monica. 

Esses últimos dois anos do Ecoa, apesar de ter sido online, foram muito bem avaliados pela Secretária de Educação. “Foi tão produtivo que houve uma mudança considerável e perceptível na nossa gestão”, ressaltou Maria Helena. “Considero que esta é a única forma de construirmos um profissional: através do estudo, da discussão, do trabalho em equipe e da troca de experiências. Estamos muito satisfeitos, queremos continuar e agradecemos imensamente a parceria do Instituto Alcoa, que está sempre presente nos nossos trabalhos. A Alcoa passa uma segurança e uma proposta extremamente esclarecedora, pois ela não perde tempo, ela trabalha de forma confiável, moderna e compatível com as necessidades reais desta clientela”. 

Sobre o Programa Ecoa 

Inicialmente voltado para alunos com foco em Educação Comunitária Ambiental, hoje o Programa Ecoa atua em duas frentes de trabalho: Gestão e Formação. O Ecoa Gestão tem como objetivo contribuir para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental público, atuando junto às equipes da Secretaria Municipal de Educação e aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos no apoio à implantação e monitoramento do Plano Estratégico e elaboração de Planos de Ação de gestão escolar nas unidades participantes. Esta frente conta com a parceria da Interação Urbana. 

Já o Ecoa Formação tem como objetivo desenvolver ações pautadas no diagnóstico, na análise e na ação pedagógica de forma a incidir sobre as desigualdades educacionais e garantir patamares superiores de qualidade de acesso, de permanência e de aprendizagem nas trajetórias dos estudantes das redes públicas dos três municípios atendidos pelo programa. As ações são divididas em: formação e assessoria a equipes técnicas das secretarias municipais e escolares, disseminação de conteúdo e criação de tecnologia educacional para mobilizar a comunidade educativa. O desenho do programa de formação conta com a parceria do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).  

 

Legenda da foto: Encerramento ECOA 

Monica Espadaro, gerente do Instituto Alcoa, durante abertura do encontro do Ecoa Gestão Encerramento ECOA