06 de dezembro de 2021

Alcoa investe no fomento à pesquisa e inovação tecnológica no Oeste do Pará

Com recursos da Alcoa Foundation, Universidade Federal do Oeste do Pará vai implantar o Centro Tecnológico em Geociências e Engenharia Aplicada, com sede em Santarém e Juruti. 

 

Para contribuir com a formação dos acadêmicos, crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável das comunidades na região Oeste do Pará, a Alcoa Foundation aprovou investimento de US$ 403 mil (o equivalente a R$ 2,2 milhões) para aquisição de equipamentos e fomento à pesquisa do Centro Tecnológico em Geociências e Engenharia Aplicada da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com sede nos municípios de Santarém e Juruti. O Centro Tecnológico é uma forma de investimento em pesquisa científica e inovação tecnológica voltada à mineração e ao desenvolvimento sustentável, tornando possível a capacitação de novos talentos com valores desenvolvidos na universidade como responsabilidade socioambiental, sustentabilidade e economia circular, os quais farão a diferença na indústria mineral. 

 

O Centro objetiva formar mão de obra local qualificada a partir dos cursos de Geologia, Geofísica e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências da Terra, ofertados no Campus de Santarém, e Engenharia de Minas, ofertado no Campi de Juruti.  De acordo com a Ufopa, os cursos envolvidos possuem potencial para atuar em distintas áreas do conhecimento das Ciências da Natureza e Exatas.  

 

“Temos certeza de que toda a comunidade de Juruti e Santarém ganham com implantação deste centro, pois a pesquisa científica trará ainda mais indicadores de sustentabilidade para a atividade de mineração na região, beneficiando diferentes e diversas áreas da comunidade local, afirma Genesis Costa, gerente geral da Alcoa Juruti. 

 

O Centro Tecnológico contará com um espaço descentralizado de laboratórios com equipamentos modernos, museu de amostras de rochas e fósseis da região tapajônica e auditório para realização de eventos científicos. Será dividido em duas unidades: Santarém e Juruti.   

 

A Unidade de Juruti contará com o Laboratório de Geoestatística e Planejamento em Mineração e auditório com capacidade para 60 pessoas, totalizando uma área de 100 m². A Unidade de Santarém contará com quatro laboratórios (2 espaços para Geofísica e 2 espaços para Geologia), Museu em Geociências e auditório com capacidade para 60 pessoas, totalizando uma área de 480 m². 

 

Pesquisa e inovação tecnológica 

 

No Centro tecnológico, serão desenvolvidas atividades capazes de agregar valor econômico aos recursos naturais da região e de revertê-lo em benefícios à população local. Considerando-se a inovação, como uma das atividades-fim juntamente com o ensino, pesquisa e extensão, criando ambientes favoráveis à inovação e transferência de tecnologia.  

 

A instituição possui em torno de 900 projetos de pesquisa em andamento, com a participação de docentes, discentes e colaboradores externos, sendo 44 projetos coordenados por docentes dos cursos de Geologia, Geofísica e Engenharia de Minas.  

 

Além de atender os cursos de graduação e pós-graduação da UFOPA, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, a estrutura irá proporcionar um avanço tecnológico, científico e diversificação nos campos de atuação.  

 

A UFOPA também prevê a participação ativa da comunidade em geral, além da disseminação de cultura através do museu de exposição mineralógica e fossilífera, bem como eventos de extensão nos ambientes de auditório. Os novos projetos serão realizados como a educação prática de programação para popularizar o conhecimento produzido pela comunidade acadêmica/científica em engenharia e geociências.