19 de outubro de 2021

Parque Ambiental da Alcoa: importante espaço verde na Zona Leste

Inaugurado há 28 anos, o Parque está localizado em uma área de rica biodiversidade

 

Um dos grandes legados da Alcoa para a cidade de Poços de Caldas é seu Parque Ambiental, um espaço dedicado à promoção de atividades de Educação Ambiental. Idealizado por Don Duane Williams, ex-gerente de Mineração da Companhia, o Parque foi inaugurado em 19 de maio de 1993. Localizado em uma área de 18 hectares, de rica biodiversidade, dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Retiro Branco, ele já recebeu, nestes 28 anos, mais de 105 mil visitantes, entre estudantes e educadores das redes pública e particular de ensino, pesquisadores e a comunidade em geral. Também deu grandes contribuições para a preservação e manejo da flora e da fauna da região através de levantamentos científicos realizados no local, que se tornaram importantes publicações, referências e fontes de pesquisa nestas áreas.

O Parque Ambiental é dotado de excelente infraestrutura, que inclui mirante e quatro trilhas: do Cedro, Beija-flor, Sauá e Riacho, por onde se pode observar os diferentes aspectos da reserva, com suas áreas de matas de porte alto, ciliar e capoeira, e contemplar as variadas espécies de animais, como quatis, macacos e centenas de espécies de aves. Abriga ainda a primeira trilha construída em área reabilitada no Estado de Minas Gerais, onde, em meio à vegetação exuberante, é possível conferir os excelentes resultados do programa de reabilitação de áreas mineradas da Alcoa.

Um dos principais programas realizados no Parque Ambiental é o Cultivando a Mata Atlântica, que tem como objetivo ampliar o conhecimento dos alunos da rede pública de Ensino sobre a realidade ambiental da região e despertá-los para o bioma Mata Atlântica. Realizado desde 2014, o Programa Cultivando a Mata Atlântica tem a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino, Jardim Botânico, Zoo das Aves e Consultoria Enutrium, e já atendeu mais de 2.500 alunos do sétimo ano da rede municipal de ensino de Poços de Caldas.

Viveiro de Mudas nativas

No Parque Ambiental também está instalado um viveiro capaz de produzir 100 mil mudas de 70 espécies nativas por ano, a partir de matrizes (árvores propícias para a coleta de sementes) da região, garantindo, assim, maior variabilidade genética, adaptabilidade local e desenvolvimento das mudas.  Essas mudas são destinadas ao plantio em áreas de compensação ambiental, oriundas de processos de licenciamento ambiental de minas, e doação para a comunidade.

“Há pouco tempo, o nosso Viveiro passou por uma completa reforma, visando melhorar as condições de trabalho da nossa equipe e prepará-lo para receber os visitantes”, conta Jaime Eleutério, gerente da Mineração. “O nosso objetivo é abrir este espaço para visitação monitorada da comunidade, assim que a vida começar a voltar ao normal, após a pandemia”.

Doações de mudas à comunidade devem ser solicitadas pelo e-mail lucas.goes@alcoa.com.

 

Legendas das fotos:

Parque Ambiental1:

Vista do Parque Ambiental: 18 hectares de complexa biodiversidade

N

Trilha área reabilitada:

Trilha em área reabilitada: a primeira de Minas Gerais

3

Viveiro de Mudas

Viveiro de Mudas: capacidade de produção de 100 mil mudas por ano

4fr

 

Sobre a Alcoa 

Líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos e excelência operacional, operando com inovação desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna, há mais de 130 anos. A Companhia segue impulsionada pelos seus valores. 

No Brasil, a Alcoa possui três unidades produtivas, em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária na Mineração Rio do Norte (MRN) e em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito.