13 de setembro de 2021

Porto Alumar é premiado pelo Ministério de Infraestrutura por gestão em movimentação de cargas


A Alumar foi contemplada pelas melhores práticas e iniciativas na operação portuária 

O Porto Alumar recebeu o prêmio “Portos + Brasil”, dia 01/09, criado pelo Ministério da Infraestrutura (Minfra). Pelo segundo ano consecutivo, os portos públicos e Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros com os melhores índices de desempenho em suas gestões foram reconhecidos pelo Governo Federal. O Porto Alumar alcançou a 3ª melhor pontuação na categoria “Crescimento da Movimentação TUPs/ Granel Sólido Mineral”com movimentação em 2020, superior 7,7% em relação ao ano anterior. A solenidade aconteceu no Clube Naval em Brasília, durante o evento de apresentação do Programa Futuro do Setor Portuário, pelo ministério.  

“Este prêmio que tivemos a honra de receber é mais que um destaque, é o reconhecimento ao trabalho competente, profissional e cuidadoso de toda equipe do Porto Alumar”, destacou o superintendente do Porto Alumar, Domingos Reis. “O nosso crescimento e sucesso é construído por várias mãos cujo objetivo é enfrentar adversidades, superar limites, crescer de maneira sustentável e praticar os nossos princípios éticos com cada parceiro e colaborador”. 

Ao todo, 21 autoridades portuárias foram reconhecidas com a premiação, “Portos + Brasil’. Além do ranking “Portos com melhores indicadores de crescimento em Movimentação” foram premiados as categorias “Variação de EBTDA”, “Execução e Investimentos Planejados “ e “Ranking do Índices de Gestão de Autoridades Portuárias”.  Pela Alumar, estiveram presentes o superintendente, Domingos Reis, e a supervisora do Porto Alumar, Luana Fontenelle. 

 

Domingos Reis recebendo o prêmio
Domingos Reis recebendo o prêmio
Domingos Reis recebendo o prêmio

 

Sobre a Alumar 

O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais. 

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 45001. Em 2019, obteve a certificação ASI, (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.