09 de setembro de 2021

Colaboradores Alumar recebem segunda dose da vacina


Como parte da campanha de vacinação contra a COVID-19 do Ministério da Saúde, que incluiu os profissionais da indústria como grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI), o Governo do Estado do Maranhão viabilizou as doses, para serem aplicadas na Alumar, com apoio do Serviço Médico do Consórcio. A aplicação da segunda dose a todos os colaboradores diretos e indiretos, que receberam a primeira dose no consórcio, iniciou em 19 de agosto. 

Com a cobertura vacinal, a Alumar dá mais um passo no combate à pandemia, afirma o superintendente do Serviço Médico da Alumar, Dr. Jorge Duailibe. " Isto tem um impacto positivo sobre a vida das pessoas extremamente importante. Embora as ações de prevenção como uso de máscaras, distanciamento e higiene das mãos prossigam, a vacina é um potente reforço na prevenção da doença, principalmente nas suas manifestações relativas a casos graves”, lembra. 

Ao todo, mais de 4.600 pessoas receberam a primeira dose, entre os dias 27 de maio a 23 de junho e todos receberão a segunda dose também dentro da planta. O diretor da Alumar, Helder Teixeira, destaca a prioridade às pessoas, valor inalienável para a Alumar, "nós conseguimos, em parceria com o Governo do Estado, facilitar o acesso e acelerar a imunização de nossas pessoas. Para nós, a vida e a segurança das pessoas estão em primeiro lugar”. 

  

Ações contra a Covid-19 

Desde o início da pandemia, a fábrica adotou práticas e processos rigorosos para mitigar os impactos da pandemia.  Seguiu as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e órgãos de saúde nacionais e locais, limitou à entrada de visitantes; suspendeu viagens dos colaboradores a trabalho, mesmo dentro do Brasil; cancelou reuniões e eventos e investiu em campanhas para adesão aos cuidados com higiene das mãos, uso de máscaras, etiqueta respiratória e medidas para manter o distanciamento social como aumento no número de ônibus de transporte dos colaboradores. Nas áreas operacionais a higienização e desinfecção de EPIs e veículos industriais foi intensificada. 

A Alumar também tem realizado várias ações que contribuem no combate à COVID-19, em São Luís, dentre elas, doações de respiradores para os hospitais públicos do estado, equipamentos para a UPA 24h da Zona Rural, fornecimentos de máscaras, testes rápidos e, também, equipamentos para os Hospitais Universitário e da Mulher. 

Uma parceria com a Fiema viabilizou a manutenção de respiradores e num esforço conjunto com a Associação Comercial do Maranhão e demais entidades de classe, a Alumar ainda participou Programa Avança Maranhão que contribuiu na redução dos impactos ocasionados pela crise sanitária.  

Na comunidade, além de doação de cestas básicas, o consórcio promoveu ações para geração de renda por meio da produção de máscaras. Até agora, a Alumar destinou como ajuda humanitária R$ 1.7 milhão.  

 

IMG_9426
IMG_9426
IMG_9426
 
 

Sobre a Alumar 

O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina e alumínio do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais. 

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OHSAS 18001. Em 2019, obteve a certificação ASI, (Aluminium Stewardship Initiative), o mais importante Selo de Sustentabilidade na cadeia de valor do alumínio.