21 de setembro de 2021

Campanha “Educador de Valor” abre período de reconhecimento público e convida sociedade a valorizar os profissionais de Educação

A “Campanha Educador de Valor”, uma iniciativa do Instituto Alcoa que visa promover uma ampla mobilização em seus territórios de atuação para a valorização dos profissionais da Educação, chega à segunda etapa de “Reconhecimento público”.  

 

De 15 a 29 de setembro todos os interessados poderão entrar no site da campanha - www.educadordevalor.com.br - ler as histórias sobre as jornadas de vida dos 15 educadores(as) mais indicados(as) na primeira etapa - que contou com mais de 1.234 participações e 285 profissionais indicados - e escolher um(a) educador(a) que gostaria de reconhecer e valorizar do seu território.  

Os(as) educadores(as) atuam em escolas públicas do Ensino Fundamental das seguintes localidades de atuação do Instituto Alcoa: Região do Pará: Juruti; 2. Região Minas Gerais/São Paulo: Divinolândia e Poços de Caldas; e  3. Maranhão:  São Luís, Paço do Lumiar e Raposa. 

Os(as) nove educadores(as) mais votados(as) - três de cada localidade - serão, então, valorizados(as) pela campanha. Como parte do reconhecimento, os(as) educadores(as) irão receber um "kit conhecimento": leitor de livros digitais, participação em curso, livros, certificado, divulgação de suas histórias nos veículos de comunicação do Instituto Alcoa e participação em uma atividade online sobre a temática de valorização de educadores(as), o “Evento de Reconhecimento”. O encontro será realizado no dia 26 de outubro e contará com  participação também de especialistas nesta temática e aberto para os cidadãos(ãs) de todas as localidades. 

“Diversos estudos e pesquisas apontam o impacto dos educadores numa aprendizagem significativa e desenvolvimento de toda uma sociedade. Por isso, torna-se urgente e necessário direcionar um olhar atento aos profissionais da educação por parte de toda a sociedade, celebrando e reconhecendo o papel fundamental que educadores e educadoras exercem na formação dos estudantes. A campanha vem dar luz às jornadas destes profissionais essenciais na busca por uma educação de qualidade”, ressalta Tatiana Bizzi, diretora executiva do Instituto Alcoa. 

Assim, a campanha envolve uma série de iniciativas, dando visibilidade à atuação de educadores(as) e disseminando ideias, sugestões e oportunidades de ações para que todos e todas possam valorizar os(as) educadores(as) a partir da sua realidade cotidianamente. 

 

Como participar da votação popular: 
 
Basta acessar o site da campanha - www.educadordevalor.com.br -, ler a história dos(as) educadores e fazer a escolha de qual gostaria de reconhecer, por meio de um formulário online. 

Além disso, todos os materiais a respeito da campanha, inclusive o kit de comunicação para mobilizar as localidades para a iniciativa, estão disponíveis na plataforma. 

Nas redes sociais do Instituto, como o perfil no Facebook e Instagram, há também diversos materiais a respeito do tema. Além disso, todos que participarem da iniciativa recebem um selo digital “Parceiro(a) da Educação - eu valorizo quem educa!” e acesso a um kit com materiais digitais sobre o tema de Educação.  

 

Conheça os(as) educadores(as) participantes: 

Região de Minas Gerais/São Paulo:

  • Ana Maria Lobo de Carvalho - EM Wilson Hedy Molinari - Poços de Caldas (MG) 
  • Clícia Dalla Rosa - EM Wilson Hedy Molinari - Poços de Caldas (MG) 
  • Valmíria Dias de Carvalho - EM João Pinheiro - Poços de Caldas (MG) 
  • Edivania Cristiana Dias - EMEB José Pereira da Silva - Divinolândia (SP) 
  • Patricia de Oliveira Santos - EMEB Euclides da Cunha - Divinolândia (SP) 

 Região do Pará: 

  • Isaac Lopes Ramos - EMEF Maria Lúcia do Nascimento - Juruti (PA)
  • Ivanete Bezerra Castro - EMEIF da A.D Rosa de Sarom - Juruti (PA) 
  • Jeon Luiz Rocha de Farias - EMEF Maria Lúcia do Nascimento - Juruti (PA) 
  • Lídio Paz dos Santos - EMEIF Antonio Moreira Rocha - Juruti (PA) 
  • Raimundo Damião Pantoja Soares - EMEIF Manoel Pereira da Cunha - Juruti (PA) 

 Região do Maranhão: 

  • Marcelia Leal Silva - C.E Lúcia Chaves - São Luís (MA) 
  • Carlos José Silva Baldez - Unidade Integrada Boa Esperança - Raposa (MA) 
  • Eweny Cristina Moraes Figueiredo - UEB Lima Verde - Paço do Lumiar (MA) 
  • Jailson Antonio Ribeiro Viana - UEB Pão da Vida - Paço do Lumiar (MA) 
  • Maria dos Santos Viana - UEB José Raimundo Rubim - Paço do Lumiar (MA)  

 

Sobre o Instituto Alcoa - Fundado em 1990 no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente - Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).