13 de agosto de 2021

Voluntários da Alcoa promovem ação em prol do Abrigo Casa Viva

Quinto ACTION do ano foi organizado pelos estagiários da Unidade de Poços de Caldas 

 

Na Alcoa, a aprendizagem dos estagiários não se restringe apenas à vivência profissional. Eles são incentivados a atuar em atividades comunitárias, sendo responsáveis, todos os anos, por organizarem uma ação comunitária (ACTION). A iniciativa realizada online, nos dias 3, 4 e 10 de agosto, beneficiou o Abrigo Casa Viva, mantido pela Associação Bem-viver de Apoio à Comunidade, que atende pessoas em situação de rua, em extrema pobreza, muitas com transtornos mentais. O primeiro dia foi dedicado a conhecer a instituição e seu público; o segundo à preparação do bate-papo com os colaboradores do Abrigo sobre o Programa 5S, de organização, limpeza e padronização, e, no último dia, foi promovido um bingo com os atendidos.  

“O ACTION foi extremamente importante para o Abrigo, em vários sentidos”, destacou Raissa Lamberti Santos Mantovani, Coordenadora da instituição. “Tivemos a oportunidade de apresentar o nosso trabalho para os voluntários e receber treinamento de 5S, que vai nos ajudar muito. O bingo possibilitou aos nossos acolhidos momentos de descontração e interação com os voluntários, e os recursos que receberemos serão direcionados à implantação de uma horta vertical e aquisição de novas mesas e bancos para o refeitório, que já estão muito desgastados”. 

Para Elivelton Ferraz, estagiário de Assuntos Institucionais e um dos organizadores do evento, a experiência em realizar ações voluntárias é única. “Saber que podemos contribuir de alguma forma, mesmo que remotamente, é algo muito gratificante, ainda mais para nós, estagiários, iniciantes no mercado de trabalho. Ter essa vivência e aproximação com a comunidade, permite entender sua realidade e gerar uma troca mútua, entre os voluntários e as pessoas que são beneficiadas com a ação”, disse. 

“Este ano, os nossos voluntários realizarão ainda mais quatro ações, que contemplarão instituições de Poços de Caldas (MG), Andradas (MG) e Divinolândia (SP)”, contou Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais. “Não é fácil exercer o voluntariado em tempos de pandemia, mas com muita disposição e criatividade, nossos voluntários têm realizado um lindo trabalho, contribuindo com as instituições das comunidades onde atuamos, tanto com seu trabalho quanto com os recursos financeiros doados pelo Instituto Alcoa”. 

 

Foto-ACTION Estagiários
Realizado de forma online, o ACTION organizado pelos estagiários beneficiou o Abrigo Casa Viva  

 

Sobre o Instituto Alcoa  

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente - Poços de Caldas (MG), São Luís (MA); e Juruti (PA), a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Saiba mais em www.alcoa.com.br.