25 de maio de 2021

Em Juruti, projeto melhora qualidade da bauxita com menor utilização de água

Durante as últimas décadas, tecnologia e inovação estão no centro das principais etapas do processo produtivo industrial, sendo parte importante da estratégia de desenvolvimento e crescimento econômico do setor. Na Alcoa, no município de Juruti, no Oeste do Pará, a instalação de um novo sistema de sprays permitiu a melhoria na etapa de lavagem da bauxita, com menor consumo de água, garantindo maior qualidade ao produto.

Segundo a engenheira de Processos, Rafaela Oliveira, que liderou o projeto, juntamente com as áreas de Operação, Manutenção e Engenharia, o novo sistema surgiu da necessidade de melhorar a lavagem nas peneiras, responsáveis por cerca de 70% da bauxita.

“Substituímos o sistema atual de sprays por um novo totalmente dimensionado para nosso processo. As novas flautas possuem um sistema interno de limpeza que nos permite realizar a desobstrução dos bicos sem parar a produção. Além disso, o novo layout das tubulações proporciona maior pressão, aumentando a eficiência de lavagem, reduzindo riscos na atividade de limpeza dos bicos e aumentando a produtividade na manutenção das peneiras”, explica Rafaela.

De acordo com a engenheira, foram instalados dispositivos nas peneiras para reduzir a velocidade de passagem do produto e proporcionar maior uniformidade do material em toda a superfície da peneira. Além disso, foi instalada uma bomba booster para garantir melhor pressurização no jateamento de água, otimizando o uso do recurso natural.

“Nosso processo de lavagem é muito simples e utiliza somente água. Grande parte desta água é reciclada por nosso sistema de lagoas de espessamento. Mas, sempre há uma oportunidade de otimizar ainda mais”, ressalta. Cerca de 70% da água no processo da Alcoa Juruti é reaproveitada.

O trabalho foi premiado no 22º Prêmio de Excelência da Indústria Minero Metalúrgica 2020, da Revista Minérios & Minerales, como referência no mercado.

 

Instalação de novo sistema de sprays na planta de lavagem da Alcoa em Juruti. Foto-Alcoa (2)Engenheira Rafaela Oliveira e colaboradores da Alcoa que participaram do projeto


Instalação de novo sistema de sprays na planta de lavagem da Alcoa em Juruti. Foto-Alcoa (2)Instalação de novo sistema de sprays na planta de lavagem da Alcoa em Juruti

 

Instalação de novo sistema de sprays na planta de lavagem da Alcoa em Juruti. Foto-Alcoa (2)Instalação de novo sistema de sprays na planta de lavagem da Alcoa em Juruti