22 de fevereiro de 2021

Alcoa mantém força-tarefa atuando no abastecimento de oxigênio aos hospitais de Juruti

Trabalho da companhia tem sido fundamental para não interromper o tratamento de pacientes com Covid-19. 

 

Neste ano de 2021, vivenciando a segunda onda da pandemia da Covid-19, a Alcoa já abasteceu o município de Juruti com cerca de 5.500 metros cúbicos de oxigênio. Em janeiro, juntamente com o Governo do Estado, foram transportados 40 cilindros para Juruti e outros 95 foram destinados aos municípios de Alenquer, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa. De lá para cá, a Alcoa continuou a força-tarefa e já trouxe mais 610 cilindros somente para Juruti com investimento voluntário de apoio ao enfrentamento da pandemia na localidade. 

Diante da limitação de oferta de oxigênio no Oeste do Pará, articulando logística nas proporções dos desafios amazônicos, a Alcoa está realizando várias viagens de Juruti diretamente à Belém, levando mais de 20 horas de viagem por trecho, para garantir o reabastecimento do oxigênio – insumo fundamental no tratamento dos pacientes graves da Covid-19. 

Os cilindros de oxigênio são destinados aos hospitais 9 de Abril e Municipal Francisco Rodrigues Barros. A cada 3 a 4 dias, a Alcoa providencia nova logística para buscar mais cilindros para abastecer o tratamento dos pacientes nos hospitais de Juruti. A cada viagem, a empresa investe R$ 75 mil somente na logística, que percorre o total de 1.900 quilômetros de distância. 

“Desde o início deste ano estamos em força-tarefa, mobilizados na área de Aquisição & Logística da Alcoa e em parceria com o Consórcio Juruti Melhor. Já foram realizadas seis viagens de ida e volta para reabastecimento de oxigênio para Juruti, percorrendo o equivalente a uma viagem de ida e volta desde Belém até Lisboa, em Portugal”, comenta Naum Pinheiro, gerente de Aquisição & Logística da Alcoa Juruti. “A pandemia pede solidariedade e cuidado com o outro. A disposição da Alcoa e de cada pessoa do time que vem trabalhando diretamente neste processo é de contribuir com a nossa comunidade”, declara Naum.