20 de novembro de 2020

Programa de voluntariado a distância da Alcoa atende idosos e jovens

Realizado desde o final de outubro na Unidade de Poços de Caldas, as iniciativas do Programa Atados atendem idosos dos Asilos Vila Elvira Dias e Damas de Caridade, e alunos da Escola Padrão Parque das Nações e do Cedet 

 

 

O dia 10 de novembro foi de muita alegria para o “seu” Reinaldo, morador do Asilo Vila Elvira Dias. Ele acordou bem cedo, tomou banho e colocou sua melhor roupa e sapato para esperar uma visitante especial: Dayana Domingues, a nova amiga, que ele só conhecia por vídeo. Mesmo com máscara e respeitando-se o distanciamento exigido pela pandemia, o encontro foi muito emocionante. A amizade entre Reinaldo e Dayana, colaboradora da Alcoa, só se tornou possível por meio do voluntariado a distância, promovido pelo Instituto Alcoa, em parceria com a organização Atados, e o suporte da Equipe Líder de Relações Institucionais da Unidade de Poços de Caldas. Durante duas semanas, os dois amigos trocaram vídeos. 

 

“Conhecer o ‘seu’ Reinaldo foi muito gratificante”, disse Dayana. “Quando participamos de uma ação como essa, achamos que estamos fazendo o bem para o próximo, mas somos nós que ganhamos. Esse encontro me fez refletir que não precisamos estar perto para ajudar alguém, basta um vídeo ou uma mensagem que já estamos fazendo o bem. Levei essa reflexão para minha vida pessoal e passei a ficar mais atenta ao quanto posso contribuir com as pessoas próximas, como tias mais idosas, que precisam da nossa atenção, mesmo que não seja presencial”.  

 

Para os idosos, o Programa fez uma diferença enorme. “Ele veio em uma excelente hora”, contou Neiva Aparecida Diniz, assistente social da Vila Elvira Dias. “Com a pandemia, tivemos que restringir o contato dos asilados com o público externo, inclusive familiares. Eles estavam se sentindo sozinhos e isolados e a troca de vídeos ajudou muito nesse sentido. No início, achei que eles teriam dificuldade para gravar os vídeos, mas foi uma surpresa: faziam fila para as gravações”. 

 

O programa de voluntariado a distância tem duas iniciativas: o Histórias da Vida, que foi voltado aos idosos dos asilos Elvira Dias e Damas de Caridade, encerrado no dia 10, e o Carta & Mentoria, ainda em execução. O segundo promove a troca de cartas e sessões online de mentoria entre 23 voluntários e jovens da Escola Padrão Parque das Nações e do Cedet (Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento). O objetivo é criar vínculos entre o voluntário e o aluno para ajudá-los no desenvolvimento pessoal e profissional. 

 

“Nesse tempo de pandemia, temos buscado, em conjunto com o Instituto Alcoa, novas formas de incentivar o voluntariado entre os nossos colaboradores diretos e indiretos, mesmo que a distância”, ressaltou Maria Cristina Gonçalves, consultora de Assuntos Institucionais da Unidade da Alcoa em Poços de Caldas. “Esse programa tem sido muito bacana, pois, além de colaborar com públicos tão atingidos pela pandemia – jovens alunos e os idosos – ainda possibilitou a participação de colaboradores da Alcoa de outras localidades do Brasil, possibilitando um importante e saudável intercâmbio”. 

 

As duas iniciativas juntas têm a participação de 43 voluntários da Alcoa Poços de Caldas e Juruti, no Pará, que foram capacitados pelo Atados.  

 

 

 

Histórias da Vida_Elvira Dias

“Seu” Reinaldo, morador do Asilo Vila Elvira Dias, e Dayana Domingues, voluntária do Histórias da Vida