19 de novembro de 2020

Juliana Marques, Diretora Comercial da Alcoa, é uma das indicadas na Edição 2020 da “100 Global Inspirational Women in Mining” (WIM100)

Diversidade e Inclusão são valores fundamentais que definem novos rumos para o setor mineral. Uma das protagonistas dessa história é a nossa Diretora Comercial, Juliana Marques, que foi reconhecida como uma das 100 mulheres mais inspiradoras do mundo pelaWomen In Mining - UK (WIM). 

 

A publicação global “100 Global Inspirational Women in Mining” é produzida pela Women in Mining UK (WIM) a cada dois anos. Ela celebra as contribuições “acima e além” das mulheres para a indústria de mineração global, em todas as funções, senioridade e jurisdições. O prêmio traz mulheres de todo o mundo e destaca a incrível diversidade de talentos na indústria de mineração e celebra mulheres inspiradoras e suas histórias. 

A Alcoa tem o prazer de anunciar que nossa Diretora Comercial Américas e Ásia - NMA e Minerais Secundários, Juliana Marques, é uma das indicadas na Edição 2020 das “100 Global InspirationalWomen in Mining” (WIM100). Ela foi uma das quatro brasileiras indicadas nesta edição e foi a única indicada na Alcoa. 

Este ano, o WIM recebeu 1.100 indicações para 626 mulheres na mineração que trabalham em 356 empresas, que é o maior número de indicações e o número de mulheres indicadas desde que o WIM lançou a publicação em 2013. 

Esta publicação reúne uma série de histórias de mulheres que lutam pela diversidade, inclusão, justiça e que rompem, a cada dia, com o preconceito de gênero. Essas mulheres foram selecionadas devido à sua contribuição inspiradora para uma indústria de mineração mais forte, segura e sustentável. Isso inclui fazer mudanças positivas e impactantes e desejo de capacitar outras pessoas, perseverança em face da adversidade e capacidade de encontrar soluções para os desafios. 

 

 Entrevista com Juliana Marques

  1. O que o fez ingressar na indústria de mineração? O que te inspira a ficar?

O desafio de atuar em um setor que tradicionalmente é percebido como dominado pelos homens e, como mulher, conseguir realmente fazer a diferença. A mineração é um segmento com um contingente racional muito forte, mas me permite aliar uma habilidade técnica de objetividade a uma habilidade de subjetividade e sensibilidade em liderar e influenciar pessoas para construir um ambiente de respeito e qualidade de relacionamento na organização. Hoje, depois de ver o quanto minha presença e meu trabalho contribuíram para transformar o ambiente da Alcoa, isso me alimenta e me dá a energia necessária para fazer mais a cada dia. 

  1. Qual foi o seu momento mais corajoso, mais emocionante, mais desafiador ou mais significativo de trabalhar no setor de mineração?

Eu sou movida pelo quão desafiador é o negócio e isso faz parte de quem eu sou. Mas ser capaz de impactar a vida das pessoas me fascina, e receber o convite para liderar a rede de direitos LGBT + no Brasil e, depois disso, globalmente, foi muito significativo para mim. Trabalhar de forma objetiva na diversidade e inclusão, principalmente em um ambiente de mineração, é um desafio e me entusiasma. Esse sentimento sempre fará parte de mim. 

  1. O que você acredita que está fazendo para ajudar a indústria a se manter relevante ou se tornar adequada para o futuro? Quem ou o que te motiva?

Ajudo a indústria quando uso algo específico de minhas atividades comerciais ou conhecimentos específicos para conectá-lo com a gestão de pessoas. Ajudo a indústria quando me aproximo de um ambiente tradicional com uma megatendência que é valorizar a diversidade das pessoas. Ajudo a indústria ao desafiar a liderança a entender os diferentes aspectos humanos e nos preparar para respeitar a singularidade das pessoas, com a consequente harmonia no ambiente corporativo e na sociedade. Se pretendo liderar e influenciar pessoas, devo viver um processo constante de autodesenvolvimento. Isso é o que mais me motiva. 

  1. Se defender a diversidade é uma grande parte do que você faz, como você o faz? O que diversidade significa para você em nosso setor?

Visto que sou Diretora Comercial, minhas diferentes responsabilidades e funções devem ser priorizadas e organizadas para que eu também tenha sucesso no projeto de diversidade e inclusão. O grande salto da ação só é alcançado com organização e força de trabalho de pessoas engajadas. Além disso, entregar resultados baseados na qualidade das relações é de extrema importância, hoje e sempre. 

Para mim, diversidade se traduz em sustentabilidade e perenidade do negócio. A mineração é uma indústria global essencial e trabalhar com a diversidade é ser capaz de entendê-la e posicioná-la na economia com respeito às pessoas. Concluindo, é uma indústria vital que deve considerar o ser humano no dia a dia, isso acontece quando tomamos iniciativas de diversidade. 

  1. Olhando para o futuro, qual é o maior desafio do setor? Como podemos superar isso?

Para o futuro próximo, devemos buscar mudanças com base em políticas sólidas de saúde e segurança, meio ambiente e decisões centradas nas pessoas. A inovação e a ruptura digital podem começar a ampliar nossa perspectiva de atingir metas em uma visão de longo prazo, o que pode atrair pessoas imaginativas, novos talentos e líderes das gerações mais recentes. 

Para superar os modelos tradicionais de liderança em mineração, é preciso navegar em novos alicerces em D&I para recrutar e reter profissionais de alto talento e brilhantes, com habilidades de liderança destacadas, além de treinar e orientar programas fortes para garantir o desenvolvimento das pessoas para a mudança. Não há tempo como o presente, por isso devemos começar agora. 

  1. Qual conselho você daria a uma mulher que está entrando na indústria hoje?

Todos nós enfrentaremos contratempos durante nossas vidas, mas sua chance de sucesso reside exclusivamente em sua capacidade de lidar com eles. Não há limites se você realmente deseja atingir uma meta, aprenda a ser resiliente. Não tenha medo de cometer erros. Tenha a mente aberta e seja corajosa. Lembre-se sempre de que você é boa o suficiente para este desafio, nunca desista. Cada experiência conta e há muitas maneiras de alcançar o que você mesma definiu. Esteja atento às oportunidades e às pessoas apresentadas a você ao longo do caminho. Você vai se surpreender! 

 

Sobre Juliana Marques

Juliana é graduada em Química, mestre em Química Analítica, cursos de MBA - Administração e Desenvolvimento Sustentável - pela Universidade de São Paulo (USP), além de cursos de Liderança e Comunicação. As habilidades interpessoais e a comunicação em diferentes culturas foram aprimoradas durante sua vida na Holanda e no Canadá. 

Atualmente é Diretora Comercial Américas e Ásia da Alcoa, onde trabalha desde 2013. Nesse período, melhorou bastante o portfólio de vendas, reduziu a complexidade da organização interna de vendas, criando alternativas e reengenharia de negócios com diferentes caminhos para a Alcoa, em um cenário desafiador no Brasil. 

Juliana também possui 15 anos de experiência na indústria petroquímica liderando equipes comerciais e projetos de sustentabilidade. Ela é apaixonada por trabalhar com Pessoas e com Diversidade e Inclusão. Ela foi convidada para ser copresidente global da LGBT Rights Network, quando deu vida a iniciativas sobre o tema e passou a liderar o Comitê de Diversidade no Brasil. 

Evoluir pessoas é sua paixão e habilidade mais forte. Independentemente de raça, sexo, cultura, idade e/ou função, ela tem um forte senso de envolver a equipe para cumprir as metas e manter um ambiente corporativo positivo, mesmo em situações difíceis. A profissional busca obter o máximo de cada membro da equipe, fruto de uma liderança aberta, honesta e próxima, baseada no amor e no respeito. Juliana mora com a família perto da serra, em uma cidade ensolarada e tranquila chamada Vinhedo, próxima a São Paulo Capital. 

 

Sobre aWomen in Mining UK 

Women in Mining UK é uma organização voluntária sem fins lucrativos dedicada a promover o emprego, a retenção e o avanço das mulheres no setor de mineração. A Women in Mining UK oferece uma forte rede internacional para o progresso de metas profissionais e aspirações de carreira e hospeda vários eventos de networking, educacionais e de mentoria para apoiar o desenvolvimento pessoal. A adesão é gratuita e todos são bem-vindos, independentemente do sexo ou localização. 

Para obter mais informações sobre como ingressar na Women in Mining UK, visite o site: www.womeninmining.org.uk

 

6a00e553e967d588340263e97ae72a200b