10 de novembro de 2020

Casa de Passagem Trilhar é beneficiada com ação voluntária da Alcoa

Este foi o terceiro ACTION de 2020 e teve atividades online e presenciais,atendendo às regras de saúde em relação à COVID-19 

 

Exercer o voluntariado em tempos de pandemia exige muita criatividade, o que não falta aos voluntários da Alcoa em Poços de Caldas. Eles têm se desdobrado para continuar contribuindo com a comunidade e o resultado foi a realização da terceira ação comunitária de 2020 (3º ACTION), realizado de 20 a 29 de outubro, beneficiando a Casa de Passagem Trilhar, que oferece acolhimento provisório a pessoas em situação de rua, desabrigo ou abandono.  

Cerca de 25 atendidos pela instituição participaram de palestras, ministradas presencialmente por voluntários, com os temas Motivacional, Saúde e Autocuidado e Mundo do Trabalho. Anteriormente, os voluntários passaram por capacitação e promoveram uma roda de conversa, presencial e online, onde puderam conhecer um pouco mais os atendidos e a dinâmica da instituição. “No primeiro momento eles ficaram um pouco tímidos, mas depois foram se soltando e interagindo com a gente”, destaca Emily Castilho, da Equipe Líder de Relações Comunitárias (ELRI). “Para nós foi bacana conhecer realidades diferentes. Nos surpreendemos muito com algumas histórias”. 

​“Esta interação da sociedade com a Casa de Passagem é muito importante e ajuda na socialização dos atendidos”, explica Cláudia Helena Gonçalves Oliveira, Assistente Social da Trilhar. “Os internos conseguem entender a importância deles na comunidade, a redescobrir suas capacidades, talentos e qualidades, e perceber que não são invisíveis e as pessoas se importam com eles. Um projeto como este restaura a vontade de viver”. 

Além das palestras, a Casa de Passagem Trilhar ainda receberá R$ 10 mil, recursos do Instituto Alcoa. “Este dinheiro será direcionado à compra de um veículo para a instituição, que será utilizado para buscar doações e transportar acolhidos quando necessitarem de atendimento externo”, conta a assistente Social. 

 

Casa-de-passagem-Trilhar

Voluntários da Alcoa ministraram palestras para atendidos da Casa de Passagem Trilhar.