20 de novembro de 2020

Alcoa realiza iniciativas de inclusão para promover respeito à diversidade

Na Semana do Dia da Consciência Negra, ocorreu o lançamento do Grupo de Inclusão Étnico-Racial da Alcoa: o AWARE (Alcoans Working Actively for Racial-Ethnic Equality – Alcoanos e Alcoanas Trabalhando Ativamente para a Equidade Étnico-Racial). O Grupo tem como missão sensibilizar e influenciar a organização para promover justiça e equidade racial, a fim de aumentar o senso de pertencimento e representatividade. O lançamento ocorreu no dia 18 de novembro, em um evento online com o Presidente da Alcoa, Otavio Carvalheira. 

Além do lançamento do AWARE, ao longo do mês de novembro a Alcoa está realizando a campanha “Mostre Suas Cores!”, em parceria com a AWN (Alcoa Women’s Network – Rede de Mulheres da Alcoa), com o objetivo de valorizar a diversidade étnico-racial. Por meio da campanha, estão sendo realizadas diversas ações, como eventos online, divulgação de vídeos e concurso de desenhos valorizando a diversidade cultural. 

Também durante a semana passada, a Alcoa Juruti promoveu o hasteamento da bandeira da comunidade LGBT+, em alusão a Semana Global de Orgulho LGBT+ (Pride Week). O evento contou com a participação de colaboradores jurutienses e para engajar todos na causa, a EAGLE Brasil (Rede de Colaboradores na Alcoa pela Igualdade LGBT+) promoveu diversas iniciativas tanto em Juruti, como em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e São Paulo (SP), com foco na reflexão sobre o papel da sociedade na promoção de uma cultura acolhedora e inclusiva para pessoas LGBT+.  

As iniciativas fazem parte de um plano extenso de ações da Alcoa dirigidas para o combate ao preconceito e a promoção da equidade. Em junho de 2020, a Alcoa foi reconhecida como a Melhor Empresa em Diversidade no setor de Siderurgia e Mineração na segunda edição do Guia Exame de Diversidade, elaborado pela Revista Exame em parceria com o Instituto Ethos, com três dos quatro quesitos avaliados com excelência, classificados como “acima da média”: Gênero, LGBT+ e PCD (Pessoa com Deficiência).  

 

AWARE