01 de setembro de 2020

Voluntários da Alcoa inovam e realizam primeira ação comunitária virtual


ACTION envolveu pais, alunos e professores da Escola Estadual Tamm Bias Fortes, que participaram de oficina de artesanato e rodas de conversa com voluntários da Alcoa

 

As limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus tem feito as pessoas se reinventarem. Na Unidade da Alcoa em Poços de Caldas, a Equipe Líder de Assuntos Institucionais (ELRI) usou e abusou da criatividade para vencer os desafios do isolamento social e continuar colaborando com a comunidade. Nos dias 26 e 29 de agosto, com a participação de 17 voluntários, colaboradores diretos e indiretos, a Equipe realizou o primeiro ACTION virtual da Alcoa Brasil. Além do trabalho voluntário, a Escola Estadual Dona Francisca Tamm Bias Fortes também será beneficiada com a doação de R$ 10 mil, recursos do Instituto Alcoa. A ação comemorou ainda o Dia Nacional do Voluntário, celebrado no dia 28 de agosto, e está alinhada à estratégia do Instituto Alcoa de fortalecimento do Ensino Fundamental Público e Geração de Trabalho e Renda.

Durante os dois dias foram promovidas a Oficina de Artesanato com produção de porta-moeda em cartonagem, e Rodas de Conversas para professores, alunos e pais, com os temas: Metodologia 5S; Covid-19 e Saúde Mental; ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e Jogo para Mobilização; o Mundo do Trabalho (dicas para preparação de currículo, entrevista de emprego e cursos técnicos), e Educação a Distância (dicas de ferramentas online para professores e alunos).

“É muito gratificante ver o engajamento e dedicação dos voluntários da Alcoa”, destaca Tatiana Bizzi, Diretora Executiva do Instituto Alcoa. “Mesmo com todos os cuidados neste momento de pandemia, o grupo se reinventou e inovou na forma de contribuir com as organizações locais e fazer a diferença na comunidade”.

Para a escola, a ação teve uma importância muito grande, principalmente pelo fato de os assuntos terem sido definidos em conjunto com a comunidade escolar. “Foram temas alinhados ao fazer pedagógico e à nossa realidade”, explica Johnny Ribeiro Barbosa, diretor da Escola. “Um exemplo foi a roda de conversa sobre Educação a Distância, que teve o maior número de participantes, pois a maioria dos professores tem muitas dificuldades em relação ao ensino remoto. Os voluntários apresentaram várias ferramentas para eles trabalharem remotamente”.

Johnny ressalta ainda que, desde o início, sabiam que os alunos teriam um pouco de dificuldade de participar, devido principalmente à conexão com a internet. “Por isso, incentivamos a participação dos professores – foram cerca de 30 -, que serão os porta-vozes para levar esses temas tão importantes aos seus alunos”.

Talita Rosso Santafota, professora de Estudos Orientados na Educação Integral, foi uma das participantes. Temos que agradecer a equipe da Alcoa pela dedicação e carinho demonstrados por nós, proporcionando esse diálogo, uma troca de experiências e conhecimentos”, avaliou Talita. “Como professora, me senti muito à vontade durante as duas atividades que participei. Essa troca de experiência foi muito encorajadora e, para os alunos, teve um valor muito significativo: foi plantada uma sementinha que, com certeza, provocará uma inquietude na cabecinha deles, incentivando-os a pensar no futuro”.

Arquivos de Notícias


2020
2019