10 de setembro de 2020

Instituto Alcoa apoia Secretaria de Educação por meio do Programa Ecoa

Secretária Municipal de Educação e diretor da Interação Urbana, parceira do Instituto Alcoa, falam sobre o Programa e destacam os desafios da volta às aulas   

 

Em 2020, o Programa Ecoa inaugurou um novo formato de interação com as localidades atendidas, abrindo duas novas frentes de atuação: Ecoa Formação (capacitação dos educadores das escolas participantes) e Ecoa Gestão (capacitação das equipes das secretarias de educação e coordenadores pedagógicos nos três municípios atendidos): Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA), contemplando 10 escolas de cada localidade. 

Diante da pandemia da COVID-19, a frente Gestão, que atua na capacitação dos gestores públicos e também dos gestores escolares e coordenadores pedagógicos, precisou ser reformulada para acontecer de forma totalmente online e oferecer às secretarias municipais apoio no planejamento de ações urgentes e específicas para cada localidade.   

Mauro Zanin, diretor da Interação Urbana, parceira do Instituto Alcoa no Ecoa Gestão, aponta que o primeiro grande desafio foi reformular todo o planejamento para atender às novas necessidades emergenciais impostas pela pandemia, como continuar a fornecer alimentação escolar de modo diferente, suspender serviços de transporte escolar, organizar o teletrabalho entre os servidores das secretarias, promover adequações no orçamento, entre outras. 

Em Poços de Caldas, por exemplo, onde o programa promove a iniciativa Educadores-Gestores, formação que busca refletir sobre as práticas pedagógicas e analisar os conflitos, as interações, as resistências e as superações que surgem do ‘chão da escola’, o laboratório de informática foi fundamental. “O laboratório se organizou para dar suporte à rede de ensino, tanto nos encontros de formação de gestores, quanto nas suas reuniões, o que também se ampliou para as reuniões pedagógicas entre gestores, professores e pais”, ressalta Mauro. 

A Secretária de Educação de Poços de Caldas, Maria Helena Braga, comemora os resultados da iniciativa até o momento. “É um projeto muito bem-vindo porque vai capacitar nossos gestores quando voltarmos às aulas. A gestão da escola é muito importante para a qualidade da educação oferecida”, observa. 

Mesmo com todos os desafios que estão sendo vivenciados diariamente pelas secretarias municipais de educação, o Programa Ecoa foi recebido com muita receptividade pelas equipes nos três municípios. “A pandemia trouxe um novo cenário para a educação brasileira, que requer novas habilidades, nova forma de pensar e atuar. Para nós do Instituto Alcoa, é muito importante saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento de alunos e profissionais da educação neste momento e pensando no futuro”, afirma Monica Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa.    

 

Volta às aulas presenciais 

Com o retorno gradual das atividades das secretarias, será preciso redesenhar como se dará o trabalho presencial, tanto de maneira escalonada nas secretarias, quanto na volta às aulas presenciais nas escolas. “Cada município tem suas realidades e desafios específicos e, portanto, um plano de ação efetivo deve ser personalizado para as necessidades de cada cidade”, observa Mauro. 

Apesar dos desafios, Maria Helena mantém-se otimista. “O cenário da pandemia é entristecedor. Ele deixa todo mundo cansado e com medo. Mas o desafio agora é com a volta às aulas. Nós preparamos um comitê para organizar essa volta. Não sabemos ainda quando, mas um dia voltaremos”.