17 de agosto de 2020

Parque Ambiental da Alumar harmoniza natureza com progresso

A exuberância da flora e fauna da Ilha conservadas em área industrial  

 

Ao completar 24 anos, o Parque Ambiental da Alumar é uma das maiores reservas ecológicas já construída dentro de uma fábrica, no Brasil. O Parque, inaugurado em julho de 1996, abriu as suas portas para mostrar às pessoas que é possível conciliar desenvolvimento econômico, preservação ambiental e responsabilidade social de uma maneira harmoniosa e integrada. Um projeto concebido com cuidados nos detalhes, que se transformou num patrimônio para a cidade de São Luís. 

 Os 1.800 hectares de mata nativa e animais silvestres compõem o parque e servem de modelo de preservação da natureza e cuidado com o meio ambiente. Esse olhar dirigido ao local, no sentido de conservar no presente e promover segurança ambiental para o futuro, são as políticas que a Alumar imprimiu na área do meio ambiente e da produção sustentável.  

“O objetivo primeiro é preservar as espécies de vida da região. Contudo, trabalhamos para que fosse compartilhado com a sociedade. Queríamos um Parque onde tanto os nossos colaboradores, como a comunidade tivessem oportunidade de conhecer a flora, a fauna local e também o acesso às informações da vida silvestre com bases mais científicas, além de participar de projetos educacionais”, observa a gerente de Sistema de Gestão, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e Relações Institucionais, Dulcimar Soares. 

Com as espécies devidamente catalogadas e protegidas, o Parque Ambiental da Alumar já recebeu mais de 160 mil visitantes, alunos de escola públicas, pesquisadores, comunidade vizinha, familiares de parceiros da fábrica, além de contar com uma equipe de educadores ambientais. Nos programas dedicados às comunidades e escolas públicas, uma extensa agenda com cursos, oficinas e programa de conscientização e preservação da natureza são executados ao longo do ano.  

O Parque possui duas trilhas interpretativas, onde, durante a caminhada, adultos e crianças podem encontrar animais, além de fazer passeios pela mata visitando brejos e manguezais. Estudantes de escolas públicas participam de projetos de educação ambiental, realizadas nas instalações do Parque ou em parcerias com associações, escolas comunitárias e instituições outras públicas. Entre eles: Oficinas Ambientais, Horta na Escola, Cursos de Educação Ambiental para professores. Além de projetos, o Parque realiza eventos como: Semana da Água, do Plantio e do Meio Ambiente, Parque Férias, além de datas do calendário nacional, como Dia Internacional da Mulher, Natal, Dia das Crianças e Carnaval. 

Diante da pandemia, o parque está temporariamente fechado e seus agendamentos suspensos até que se possa retornar à normalidade dentro dos padrões de segurança adequados e reconhecidos nacional e internacionalmente. 

 

PARQUE AMBIENTAL 2 (2)

Os 1.800 hectares de mata nativa e animais silvestres compõem o parque e servem de modelo de preservação da natureza.

 

Capture

O Parque Ambiental da Alumar já recebeu mais de 160 mil visitants entre alunos de escolas públicas, pesquisadores, comunidades vizinhas e familiares de colaboradores.

 

Sobre a Alumar 

O Consórcio de Alumínio do Maranhão - Alumar é um dos maiores complexos industriais de produção de alumina do mundo. Inaugurado em julho de 1984, é formado pelas empresas Alcoa, Rio Tinto e South32 e desempenha um papel importante no Maranhão. Cerca de 90% de seus colaboradores são maranhenses, além de contar com centenas de fornecedores locais. 

O sistema de gestão da Alumar é integrado e engloba gestões de qualidade, saúde, segurança, meio ambiente e social estabelecido com base nas normas NBR ISO 9001, NBR 14001, OHSAS 18001.