22 de agosto de 2019

Colégio de Juruti é o segundo lugar do Pará no Enem

O Pitágoras ficou em 13º lugar no ranking nacional do Exame Nacional do Ensino Médio de 2018 e conta com o apoio da Alcoa.


Suzane-limaEm nove anos de atuação na educação no município, o Colégio Pitágoras Juruti coleciona conquistas. De acordo com dados da coordenação pedagógica, o colégio alcançou 95% de taxa de aprovação de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2018, e conquistou o 2º lugar no Pará e 13º lugar no Brasil no ranking de escolas públicas e privadas com melhor pontuação no exame, levando em consideração uma comparação entre escolas do mesmo nível socioeconômico.

A unidade do Pitágoras em Juruti foi instalada e vem sendo mantida com o apoio da Alcoa. Além das vagas para filhos e dependentes de funcionários da empresa, o Pitágoras, em parceria com a Alcoa, disponibiliza anualmente 40 bolsas integrais de estudo, dando oportunidade a jovens que não possuem familiares com vínculo empregatício com a mineradora.

A universitária de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal Oeste do Pará (Ufopa), Suzane Lima, que hoje atua como estagiária na Alcoa, ingressou no Colégio Pitágoras em 2010 como bolsista, cursou o ensino médio. Ela, que é filha de uma funcionária pública e um pedreiro, sempre almejou entrar em uma universidade pública federal – concretizou a meta através do Enem, em 2012. “Estudei, aprendi muito e isso não se resume somente a conhecimentos acadêmicos, mas em inspiradoras histórias de vida que nos fazem sonhar mais alto”, ressalta.

O universitário Sávio Guilherme Rodrigues também foi bolsista do Pitágoras e ao concluir o ensino médio se tornou colecionador de aprovações em vestibular. Em 2017, ano em que fez o Enem, passou em quatro instituições de ensino superior. Hoje, com apenas 19 anos, escolheu cursar Engenharia Mecânica na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “Não tenho dúvida de que a base do ensino médio, obtida no Pitágoras Juruti, foi essencial na conquista das aprovações”, enfatiza.

Renan Ribas, de 18 anos, filho de funcionário da Alcoa, estudou no Pitágoras e hoje cursa Engenharia Mecânica, na Universidade Federal de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. “O colégio oferece um ensino de ótima qualidade. Minha passagem pelo Pitágoras durou quatro anos e nunca esquecerei porque é uma parte muito importante da minha formação. Devo isso aos professores, ao colégio, que tem uma diferença na didática e atenção especial com os alunos”, destaca.

Segundo a diretora do Colégio Pitágoras Juruti, Josélia Printes, os resultados da escola tornam concreta toda a dedicação da equipe. “É o resultado de muito trabalho. Compromisso é a palavra-chave com a educação e isso nós buscamos todos os dias. Mesmo estando numa região distante dos grandes centros urbanos, trabalhamos com empenho e agora estamos colhendo os frutos. É um trabalho de paixão pela educação, desenvolvendo essa equipe e buscando sempre os melhores resultados”, comemora.

A estrutura e equipamentos do colégio são fornecidos inteiramente pela Alcoa, que também contrata o serviço de ensino da instituição, que é referência no Brasil. “Estamos com o Pitágoras desde o início das nossas operações. É uma parceria de trabalho com indicadores de performance. Traçamos uma meta para o ano junto com a direção e trabalhamos duro para alcançar. As aprovações nos vestibulares só crescem a cada ano. A Alcoa está presente, sempre buscando saber quais os apoios e incentivos necessários para alcançar o que foi proposto”, destacou a gerente de Recursos Humanos da Alcoa Juruti, Mayara Alves.

A Rede Pitágoras tem escolas em todo o Brasil. Em Juruti, o colégio atende estudantes desde o maternal (a partir dos 3 anos) até a 3ª série do ensino médio. Atualmente, 350 alunos são atendidos na escola em Juruti.

CONTATOS

Silvia Fujiyoshi 

Relações Institucionais | Alcoa Juruti

Cel. 93 981124433 - silvia.fujiyoshi@alcoa.com