06 de novembro de 2019

Conexão Sustentável realiza temporada de cinema e teatro em quatro escolas públicas de Santarém

Uma sessão especial de cinema e teatro abriu nesta quarta-feira, 06/11, a temporada 2019 do projeto Conexão Sustentável Alcoa em Santarém, onde a programação prossegue até o próximo sábado, dia 09/11. Com a presença das secretárias municipais de Educação, de Finanças e de Meio Ambiente de Santarém, além da representante da Câmara Municipal, vereadora Maria José Maia, a sessão de abertura aconteceu no pátio da escola Eilah Gentil, localizada no bairro Santarenzinho.

A secretária municipal de Educação, Mara Xavier Belo, parabenizou toda a equipe envolvida na realização do projeto e disse que proporcionar arte às pessoas é reconhecer o que há de mais essencial e de mais bonito dentro de cada pessoa. “Formar o ser humano livre é proporcionar arte, e a arte é irmã da liberdade. Acreditamos que somente seres humanos livres são capazes de agir e reagir com sensibilidade e com ética. Então é por isso que nós abraçamos o projeto Conexão Sustentável, porque acreditamos na importância da arte para a formação integral do ser humano”, destacou.

A vereadora Maria José Maia ressaltou que o Conexão Sustentável é uma maneira de apresentar conceitos de sustentabilidade e inovações de forma lúdica, atraente e responsável. “A ideia de trabalhar a conscientização da sociedade, não somente no que concerne às questões ambientais, mas, sobretudo, para democratizar o acesso aos bens culturais que, por diversos fatores, se distanciam das classes menos favorecidas, me motiva a apoiar essa iniciativa e desejar que o Projeto possa alcançar os resultados esperados aqui no Município”, declarou.

A professora Ivonete Machado Portela, diretora da Escola Eilah Gentil, externou o valor desta  da iniciativa especialmente no seu bairro. “A gente está num bairro carente dessas atividades. É uma iniciativa muito importante e espero que se repita outras vezes, pois dá oportunidade para que as crianças participem dessas ações que não estão na realidade deles”, comentou.

A Escola Eilah Gentil é a primeira do bairro Santarenzinho. Surgida há 36 anos a partir de um grupo de escoteiros que envolveu a comunidade na criação do núcleo educacional, conta hoje com 689 alunos do 1º ao 9º e oferece o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no horário noturno.

Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Conexão Sustentável Alcoa é realizado pelo Ministério da Cidadania e Magma Cultura. O projeto tem patrocínio da Alcoa e apoio das prefeituras municipais.

“Com o projeto Conexão Sustentável, além de proporcionar o acesso à arte e cultura, a Alcoa  amplia para a comunidade os cuidados pela conservação ambiental que são tão presentes nas operações”, comenta Silvia Fujiyoshi, Relações Institucionais da Alcoa Juruti.

Depois de Santarém, o Conexão Sustentável Alcoa, seguirá para os municípios de Juruti e Óbidos.