19 de dezembro de 2023

Projeto Dona’s e Costurando Sonhos são homenageados pela Câmara de Juruti (PA)


Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil, com 35 anos de atuação na companhia, também recebeu a honraria.

A iniciativa Dona’s, fruto de parceria entre o Instituto Juruti Sustentável (IJUS), Consulado da Mulher e apoio do Instituto Alcoa, recebeu, no dia 12 de dezembro, uma Moção de Aplausos, durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Juruti (PA). O reconhecimento foi proposto pela vereadora Andréa Alves e pelo vereador Mário Itiyá.

O projeto tem como objetivo contribuir para o empoderamento de pequenas empreendedoras por meio de formações em gestão e impulsionamento de negócios. O Dona’s foi uma das iniciativas selecionadas e apoiadas pelo Instituto Alcoa em 2019 no edital Programa de Apoio a Projetos Locais. No ano seguinte, 69 empreendedoras de Juruti aderiram à ação. Até o momento, o projeto já capacitou mais de 90 mulheres empreendedoras.

“O Dona’s abriu um leque, ensinou sobre precificação, plataformas de design, planejamento e gestão financeira, impactando não só nossos negócios, mas também nossas vidas pessoais”, afirmou, ao IJUS, a artesã Alcilene Albuquerque Lobato.

Foi celebrada ainda a iniciativa Costurando Sonhos, desenvolvido pela Associação Beneficente Emaús, desenvolvido pelo Consulado da Mulher e IJUS. Desde 2019, o projeto já atendeu mais de 80 mulheres, por meio de oficinas em corte e costura básica e artesanato, uma forma de apoiar a geração de trabalho e renda. O Costurando Sonhos também já foi apoiado pelo IA por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais.

Na ocasião, Otávio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil, que recentemente completou 35 anos de carreira na empresa, foi homenageado. "Agradeço à Câmara de Vereadores de Juruti. Fico muito honrado e muito feliz”, disse.

Empreendimentos Sustentáveis

No início de dezembro, nos dias 5 e 6, Juruti recebeu a 1ª Feira de Empreendimentos Sustentáveis – Investimentos ESG, com destaque para os resultados dos negócios fomentados pelos projetos Juruti Up, Dona’s e pelo Banco Juruti Sustentável (Banjus).

O evento contou com a participação de mais de 50 empreendimentos locais, que expuseram produtos regionais, artesanatos, vestuários e gastronomia típica da região. Também foram realizadas palestras e apresentações de resultados sobre múltiplas ações voltadas à inclusão e ao empoderamento de mulheres, jovens e agricultores do município.

Segundo informações do IJUS, a feira movimentou mais de 45 mil reais nos negócios dos empreendedores ao longo dos dois dias.

Em entrevista ao Instituto Juruti Sustentável, a artesã Ivanete Cardoso disse acreditar que o projeto do qual integra, o Juruti Up, “vai crescer, gerando renda não só para nós, mas também para nosso município e nossa comunidade”.

Fábio Abdala, gerente regional de Sustentabilidade Alcoa, destacou que “o encontro de negócios, de empreendedores e de produtos sustentáveis em Juruti é um momento muito bonito e rico, para nós da Alcoa, porque é resultado de uma parceria que está se mostrando muito frutífera”.

Saiba mais: Mês das Mulheres: sou dona do meu destino, sou capaz!

Inclusão e diversidade: Iniciativas voltadas a mulheres estão presentes nos territórios de atuação do Instituto Alcoa