20 de dezembro de 2023

Instituto Alcoa relembra jornada pelo ano de 2023


Na reta final do ano, o IA se debruça sobre os números dos principais programas e projetos e das escutas de colaboradores Alcoa, parceiros e comunidades para iniciar 2024. Veja como foi o ano de 2023.

Em 2023, por meio de gestos, ações e palavras, o mote do trabalho do Instituto Alcoa proposto para o ano foi "Comunidades transformadoras: juntas pelo bem comum".

Um período em que o IA se dedicou, ainda mais, em refletir sobre as pontes que nos unem. m elemento central para a união está no desenvolvimento dos territórios em que a Alcoa está presente: Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG). O IA enxerga essa integração por meio da valorização da diversidade e das potências de cada uma das localidades.

“2023 foi um ano importante para o Instituto Alcoa, celebramos os 33 anos, lançamos um novo programa de voluntariado, o VAMOS, trouxemos novas atividades para os projetos de mobilização social, investimos R$1,8 milhão em Projetos Comunitários e beneficiamos 79 escolas no Programa Ecoa. Encerramos o ano com mais de 900 voluntários e voluntárias mobilizados em dezenas de ações. Tudo isso, somado às escutas que temos realizado, nos ajuda a planejar um 2024 ainda maior em realizações, parcerias e presença nas comunidades e junto a inúmeros parceiros” , aponta Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa.

Confira um breve balanço do ano de 2023:

Ecoa

Neste ano, o Programa Ecoa, principal iniciativa do IA focado na melhoria da educação pública básica brasileira a partir de iniciativas e ações de aprimoramento de processos de gestão e de formação de educadores e educadoras, envolveu 79 escolas, com 128 profissionais da educação na frente de Gestão e 149 na de Formação.

Além disso, nos dias 4, 10 e 25 de outubro foram realizados os Ciclos de Diálogos, espaços de reflexão com especialistas em Educação sobre os desafios atuais do campo e práticas de ensino. O encerramento dos eventos virtuais abordou o tema Narrativas de autoria do Programa Ecoa Formação: diálogos reflexivos. A iniciativa foi organizada pelo Programa Ecoa Formação, desenvolvido pelo Instituto Alcoa, e com coordenação técnica do Cenpec. Assista todas as edições no canal no Youtube do Centro de Referência do Professor de Poços de Caldas.

Em 2023 os painéis dinâmicos com informações sobre matrículas, rendimento e desempenho escolar para os 5.570 municípios brasileiros, foram atualizados em parceria com o Cenpec. Os dados estão na página http://www.programaecoa.com.br.

Educador de Valor

A terceira edição da Campanha Educador de Valor, promovida pelo Instituto Alcoa, teve como tema “O reconhecimento de estudantes aos educadores de valor”. Uma das novidades de 2023 foi o concurso de histórias em quadrinhos e o reconhecimento de alunos(as) e das escolas com o maior número de participações na iniciativa.

Após quase três meses de mobilização nos territórios de atuação do Instituto Alcoa, foram mais de 560 histórias em quadrinhos enviadas por estudantes de São Luís (MA), Poços de Caldas (MG), Caldas (MG) e Divinolândia (SP).

Ao todo, a primeira fase da campanha contou com a participação e engajamento de 32 escolas municipais e estaduais nestes municípios. No dia 25 de outubro, foram reconhecidas as educadoras mais citadas nas histórias em quadrinhos: Marcelia Leal Silva, professora do Centro de Ensino Lúcia Chaves e da Escola de Ensino Fundamental Professor José da Silva Rosa, em São Luís (MA), e Paula Marcela de Junqueira e Silva, professora na Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado e na Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira, em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Foram reconhecidos ainda o aluno Francinaldo Gomes da Silva, de São Luís (MA), e a aluna Lauana Aparecida de Oliveira, de Poços de Caldas (MG).

As unidades de ensino com o maior número de participantes na Campanha também foram celebradas: a Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado de Poços de Caldas (MG), e a Unidade de Ensino Básico Prof. José da Silva Rosa, de São Luís (MA).

Saiba mais: Campanha Educador de Valor 2023 mobiliza 32 escolas e recebe 560 histórias em quadrinhos

Festival da Cultura Empreendedora

Com o tema Da necessidade à oportunidade: a jornada do(a) empreendedor(a), o evento ocorreu nos dias 6, 7 e 11 de julho, e reuniu 220 participações presenciais nos eventos locais, e 130 participantes conectados no evento virtual de abertura. Foram especialistas, colaboradores(as) Alcoa, organizações sociais e empreendedores envolvidos para discutir os diferentes caminhos e motivações para que cada vez mais brasileiros(as) façam parte do ecossistema empreendedor.

Saiba mais: acesse o podcast Territórios em Rede, do IA, no Spotify ou no SoundCloud e ouça um conteúdo especial produzido sobre o tema.

Programa de Apoio a Projetos Locais

Em 2023, o Instituto Alcoa recebeu 72 inscrições no edital do Programa de Apoio a Projetos Locais e aprovou mais de R$ 1,8 milhão para onze projetos comunitários nas áreas de educação, empreendedorismo e geração de trabalho renda, que tem o potencial de beneficiar cerca de 5 mil pessoas. O programa é uma das iniciativas do IA que contribui com o desenvolvimento dos territórios onde a Alcoa está presente. Confira as iniciativas selecionadas:

Juruti (PA)

  • Ampliação de salas de aula, Associação de Pais e Mestres da EMEF Maria da Saúde Pinheiro Cunha;
  • Coopera Juruti: Fortalecimento da Agricultura Familiar de Juruti, Cooperativa da Agricultura Familiar de Juruti;
  • Fortalecendo o Protagonismo das Mulheres Produtoras Rurais da Comunidade de Cruzeiro, Instituto Vitória Régia;
  • Avançando para um Pescado Sustentável e Inclusivo em Juruti - Fase II, Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente.

Poços de Caldas (MG)

  • Programa “De Volta ao Ciclo”, Associação dos Catadores e Separadores de Materiais Recicláveis de Poços de Caldas;
  • Cinema sem fronteiras, Associação Instituto Beneti;
  • Leitura e Imaginação: para além dos muros da instituição, Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas;
  • Cidadão do Amanhã - formar para transformar, Fundação Gota de Leite de Assistência à Criança.

São Luís (MA)

  • Ler é viver, Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão;
  • Nave Empreende, Organização em prol da Natureza, Arte, Vida e Educação;
  • Ela na Obra, Associação Ela na Obra.

Saiba mais: Instituto Alcoa promove oficialização do Programa de Apoio a Projetos Locais 2023

Formações

Nos meses de setembro e outubro o Instituto Alcoa, juntamente com os profissionais do Estúdio Cais, promoveram oficinas sobre mobilização, engajamento social e comunicação comunitária nos territórios de atuação do IA: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA). Foram mais de 140 participantes nas oficinas.

Realizadas desde 2019, as oficinas tiveram como públicos os(as) colaboradores(as) Alcoa, representantes dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, e organizações sociais, como associações, cooperativas e lideranças de escolas públicas.

Nesse processo de escuta, para avaliar as ações do IA e pensar no futuro, Lane Cohen, diretora da Escola Batista de Juruti (PA), conta que a instituição tem “um relacionamento antigo com o Instituto Alcoa”, e explica a importância do apoio para a unidade escolar: “Em 2014, a gente aprovou um projeto, que proporcionou a cobertura da nossa quadra poliesportiva, que ainda não tínhamos. E a gente conseguiu. E esse amor vem continuando, e conseguimos agora aprovar outro projeto, sobre multimídias, para contribuir com a melhoria do ensino das crianças da nossa escola.”

Toda essa troca de saberes resultou em planos locais de ação nas frentes de atuação do IA: educação, geração de trabalho e renda e engajamento.

Saiba mais: Territórios recebem oficinas de comunicação comunitária, mobilização e engajamento social

Voluntariado

Em 2023 foram cerca de 900 voluntários e voluntárias envolvidos nas mais de 40 ações realizadas em Juruti (PA), Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e São Paulo (SP). E a novidade deste ano, o VAMOS (Voluntários Alcoa Mobilizando a Sociedade), encerrou o período com seis iniciativas concluídas.

Em cada território, os voluntários e as voluntárias se dividiram em dois grupos e, cada um deles, beneficiou uma organização diferente. Confira as entidades apoiadas:

  • Instituto Cores do Mará e Canção de Curar, em São Luís (MA);
  • Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Associação beneficente e promocional Bom Samaritano, em Juruti (PA);
  • Associação Maria Cinderela e Escola Estadual Doutor João Eugênio de Almeida, em Poços de Caldas (MG).

Comunicação

Com tantas ações sendo desenvolvidas nos territórios, os canais de comunicação do IA têm o objetivo de engajar as comunidades para as causas e compartilhar cada iniciativa que chega aos territórios. São múltiplos conteúdos e ferramentas utilizadas pelo Instituto para falar com quem o acompanha, segue, se dedica e coloca a mão na massa. São mais de 5.700 seguidores totais nas redes sociais; mais de 80 conteúdos publicados nas redes; 20 conteúdos publicados no site; 2 episódios de podcast criados; 6 boletins informativos produzidos e divulgados via e-mail, o Radar; e 12 informativos em áudio, o Em Foco, disparados mensalmente.

Confira todos esses detalhes e muito mais no vídeo Jornadas 2023 publicado no canal no Youtube da Alcoa Brasil.