11 de dezembro de 2023

Giro pelos territórios: campanha de voluntariado realiza mais de 40 ações em 2023; confira as últimas


Divulgado bimestralmente, o Giro pelos Territórios traz um panorama das ações desenvolvidas nos municípios de atuação do Instituto Alcoa: São Luís (MA), Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG). Confira:

Juruti (PA)

Saúde: No dia 02 de dezembro, foi realizado, em Juruti (PA), a última ação de voluntariado do ano na região, em benefício da Associação Eu acredito em Milagres, com a presença de 12 voluntários e 27 integrantes da área administrativa, colaboradores (as), familiares e membros da organização. A iniciativa contou com a parceria do Hospital Nove de Abril, que cedeu o espaço de auditório para as atividades.

Foram realizadas palestras sobre temas relacionados à saúde do homem, como o “Novembro Azul”, período dedicado às campanhas de combate ao câncer de próstata.

Um momento aguardado foi a palestra “Meu Potencial”, com o objetivo de refletir sobre os potenciais de cada pessoa, suas diferenças e o papel de todos na sociedade.

Educação e meio ambiente: A Escola Municipal de Ensino Gaudêncio Marialva, localizada na Comunidade Uxituba, em Juruti (PA), participou, no dia 9 de novembro, de um ACTION com a presença de 17 voluntários e voluntárias da Alcoa. A ação de voluntariado, cujo tema foi "Fortalecendo a discussão de Educação Ambiental", aconteceu no Centro de Educação Ambiental (CEA), na área do Porto Alcoa.

Durante a manhã, foram desenvolvidas atividades educativas ambientais, dinâmicas com a equipe, apresentação do programa de biodiversidade da Alcoa e conversas sobre a reabilitação das áreas mineradas e visita ao viveiro de mudas nativas.

Poços de Caldas (MG)

Música: No dia 2 de dezembro, ocorreu, na Sociedade Integrada Gente Amiga (SIGA), em Divinolândia (SP), o último ACTION do ano na região. Participaram da iniciativa 14 voluntários e voluntárias e seus familiares.

A ação contou com apresentações musicais, e do projeto de leitura e coral, além do preparo de cachorros-quentes. A Equipe Líder de Relações Institucionais pôde acompanhar de perto o impacto que a instituição produz para o município, e o engajamento das pessoas que integram o SIGA.


Medicina natural: A Alcoa em Poços de Caldas (MG), por meio do Instituto Alcoa, promoveu, no dia 11 de novembro, uma ação voluntária com colaboradores(as) e seus familiares em prol da Associação Poços Sustentável (APS). O ACTION reuniu cerca de 60 pessoas na Escola Padrão, no Parque das Nações, para a instalação de uma horta com plantas medicinais.

O evento contou com a pintura do muro da localidade, preparação de lanches e doação de mudas de árvores nativas. A ação contou ainda com palestras sobre “plantas medicinais”, com Maria Socorro Fernandes, professora do curso de Farmácia da Faculdade Anhanguera, e sobre Compostagem, com Elisabete Costa, vice-presidente da Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem e Preservação de Poços de Caldas Ltda.

São Luís (MA)

Solidariedade: Durante toda a manhã do dia 10 de novembro, a Alumar realizou um ACTION em benefício da União de Moradores da Estiva, em São Luís (MA). A ação aconteceu na Unidade de Educação Básica Evandro Bessa, e contou com a presença de 28 voluntários e voluntárias. Várias atividades foram realizadas: recreação, jogos, pintura de rosto, palestra sobre biodiversidade, plantio de mudas nativas e a Exposição Araquém Alcântara.

Diversão: Já no último dia 18, as crianças da comunidade da Vila Samara, em São Luís (MA), vivenciaram uma manhã de muita animação. Essa ação de voluntariado foi em prol da União dos Moradores da Vila Samara, com realização na Associação da Eletronorte. As crianças participaram de atividades de recreação, jogos e esportes, como o futebol, que contou com as habilidades de 40 voluntários e voluntárias.


São Paulo (SP)

Os voluntários e voluntárias Alcoa de São Paulo realizaram duas trocas de cartas com as jovens atendidas pela Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários (AFESU). Após o primeiro contato com as jovens, foram realizadas duas sessões de mentoria virtual e individual com cada uma delas. A ação ocorreu ao longo dos meses de outubro e novembro e teve como propósito orientar jovens mulheres para ingressarem no mercado de trabalho. Para finalizar a atividade, foi organizado um encontro virtual, no dia 22 de novembro.

Confira o Giro pelos Territórios dos meses anteriores e fique por dentro das ações desenvolvidas pelo Instituto Alcoa.