27 de outubro de 2023

Territórios recebem oficinas de comunicação comunitária, mobilização e engajamento social


Os meses de setembro e outubro foram recheados de formações nas localidades de atuação do Instituto Alcoa: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA). Juntamente com profissionais do Estúdio Cais - Projetos de Interesse Público, o IA promoveu oficinas sobre mobilização e engajamento social e comunicação comunitária.

As formações envolveram mais de 140 colaboradores Alcoa, representantes dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias e de organizações locais, os quais participaram e contribuíram com os momentos de aprendizagem e troca de experiências. Em São Luís (MA), as oficinas ocorreram nos dias 28 e 29 de setembro; em Poços de Caldas foram em 04 e 05 de outubro, e o município de Juruti encerrou as atividades nos dias 17 e 18 de outubro.

Em 2023, um dos principais focos foi proporcionar mais momentos de escuta e de trocas de experiências entre os(as) facilitadores(as) e os(as) participantes. Segundo Rodrigo Bueno, do Estúdio Cais, esse é um momento em que as pessoas que ajudam a decidir o investimento social do IA compartilham os seus anseios, sonhos e expectativas.

Toda essa troca de saberes resultou em planos locais de ação nas frentes de atuação do IA: educação, geração de trabalho e renda e engajamento.


Comunicação comunitária

Pelo segundo ano, a comunicação comunitária tem sido tema de oficinas nos territórios de atuação do IA. Segundo a professora Cecília Peruzzo, esse segmento comunicacional representa o canal de expressão de uma comunidade por meio do qual os próprios indivíduos possam manifestar seus interesses comuns e suas necessidades mais urgentes.

Com um público formado por membros de organizações sociais, como associações, cooperativas e líderes de escolas públicas, o intuito desses eventos foi transmitir e debater a comunicação na prática, utilizada no cotidiano, sempre entendendo as especificidades de cada território e o público com o qual cada organização dialoga.

Com uma maior democratização da comunicação e a ascensão das ferramentas tecnológicas, é preciso, antes de comunicar algo, entender qual é o público de sua organização, assim como o objetivo do que se pretende divulgar, quais os canais mais adequados para isso e qual linguagem melhor transmitirá a mensagem para essas pessoas.

Por isso, há um exercício utilizado nas oficinas que ajuda a entender essas necessidades:

  • Perfil do público: Quem é? O que consome? Onde?
  • Em qualquer canal que for divulgar algo, pensar a frequência, o conteúdo e a estratégia para se alcançar o objetivo desejado.
  • Quais problemas e necessidades são relevantes para esse público?
  • Quais são seus sonhos?

A oficina busca trazer vários exercícios práticos por meio de um laboratório criativo, uma forma de exercitar a comunicação comunitária dentro do escopo de comunicação no campo social.

Esse momento de laboratório busca que os(as) participantes olhem para o seu território, as potencialidades de cada localidade e as características da população local. Durante os exercícios, as pessoas também são estimuladas a refletir sobre a comunicação que conseguem desenvolver atualmente com os recursos que têm, por exemplo, um celular com gravador e câmera fotográfica.

Para além de toda essa troca de conhecimentos, as oficinas propiciam a apresentação de múltiplos dados e pesquisas recentes sobre as áreas de engajamento do IA. São informações que contextualizam o cenário do país com o objetivo de conectar com o Instituto mostrando os desafios e oportunidades para a promoção de territórios mais inclusivos e menos desiguais.