27 de outubro de 2023

Campanha Educador de Valor 2023 mobiliza 32 escolas e recebe 560 histórias em quadrinhos

De iniciativa do Instituto Alcoa, a campanha tem promovido, neste três anos, uma ampla mobilização em seus territórios de atuação para a valorização dos profissionais da Educação.


“O reconhecimento de estudantes aos educadores de valor”, tema da 3ª edição da Campanha Educador de Valor, norteou as mais de 560 histórias em quadrinhos enviadas por estudantes de São Luís (MA), Poços de Caldas (MG), Caldas (MG) e Divinolândia (SP). Ao todo, a primeira fase da campanha contou com a participação e engajamento de 32 escolas municipais e estaduais nos municípios.

Após essa intensa mobilização nos territórios, no dia 25 de outubro, a Campanha Educador de Valor realizou o evento de reconhecimento das professoras mais citadas nas histórias em quadrinhos: Marcelia Leal Silva, professora do Ensino Fundamental II no Centro de Ensino Lúcia Chaves e na Escola de Ensino Fundamental Professor José da Silva Rosa, em São Luís (MA), e Paula Marcela de Junqueira e Silva, professora do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado e na Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira, em Poços de Caldas (MG).

Foram reconhecidos ainda o aluno Francinaldo Gomes da Silva, de São Luís (MA), e a aluna Lauana Aparecida de Oliveira, de Poços de Caldas (MG).

Em 2023, as unidades de ensino com o maior número de participantes na Campanha também foram celebradas: Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado, com 153 desenhos (Poços de Caldas - MG), e a Unidade de Ensino Básico Prof. José da Silva Rosa, com 38 desenhos (São Luís - MA).

“É inspirador participar de um evento que reconhece e valoriza a educação e os profissionais que a traduzem em todo o ambiente escolar. Celebramos, na Campanha Educador de Valor 2023, a Lauana, o Francinaldo, a Marcelia, a Paula e inúmeros estudantes e educadores que acreditam numa educação brasileira de qualidade. Fico muito feliz em olhar essas histórias em quadrinhos e ver produções tão ricas, cheias de aprendizados e de conteúdos ensinados em sala de aula”, afirma Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa.

Para contribuir com uma reflexão sobre os desafios do Brasil na valorização dos profissionais de Educação, o IA convidou, para o evento de reconhecimento, Natália Sierpinski, mestre em Comunicação, licenciada em Educomunicação, roteirista de História em Quadrinhos e coordenadora educacional. A educadora, além de trazer a sua experiência na área, falou sobre o mundo das HQs e como ficou inspirada com as produções dos(as) estudantes que participaram da iniciativa.

"A história em quadrinhos é uma linguagem que permite mostrar muito da visão de mundo do autor, termos estudantes produzindo HQs é uma forma muito genuína de vermos os educadores e as escolas pelos olhos dos jovens", explica Natália.

Vidas dedicadas à educação

A professora Marcelia Leal Silva, com 27 anos dedicados a ensinar, colhe os frutos e o reconhecimento por dividir, cotidianamente, saberes com os seus alunos e alunas. A gratidão dos estudantes chega por meio de desenhos inspiradores que retratam o quanto as aulas da professora são repletas de aprendizados.

“Eu sempre me preocupei com o aluno e a sua história, como pessoa. Eu acredito que quando o estudante tem uma educação de qualidade e conta com a afetividade do professor e da professora, ele consegue permanecer mais tempo na escola. O meu objetivo sempre foi fazer com que os meus alunos saíssem da escola para galgar oportunidades melhores, como cursar uma faculdade, ter um emprego de qualidade e digno”, manifesta a professora.

Uma das aulas que certamente marcou os alunos e alunas da professora Marcelia foi a sobre racismo e de lideranças que lutaram contra esse crime no Brasil e no mundo. Diversos desenhos participantes da seleção de histórias em quadrinhos retratam o assunto, e até relacionam com o cotidiano dos autores.

A outra professora reconhecida, Paula Marcela de Junqueira e Silva, cresceu em uma família repleta de educadoras, como tias e avó, e desde criança gostava do ambiente escolar e das experiências proporcionadas por ele, como excursões e gincanas. Apesar de todas essas referências, ela não pensava em seguir profissionalmente o rumo da educação.

Paula sempre se interessou pelas práticas esportivas, e sabia que a sua vida profissional estaria atrelada aos esportes, por isso decidiu cursar Educação Física. Quando ela entrou em uma escola para um estágio, viu a sua vida mudar e decidiu aliar educação e atividade física.

“Muitas crianças chegam tímidas, com receio de errar e, após algumas tentativas, conseguem realizar o movimento coordenado e atingir o objetivo, seja do jogo ou do esporte da aula. E elas se sentem muito felizes e surpresas quando isso acontece e eu consigo perceber isso em cada uma, quando se sentem surpresas e realizadas com o que conseguem fazer. Isso me estimula e estimula os estudantes também", relata a educadora, atualmente com 12 anos de profissão.

Valorização

Como parte do reconhecimento, as educadoras, o aluno e a aluna e as escolas receberão, cada, um tablet, um celular e um notebook, respectivamente, do Instituto Alcoa e da Alcoa, além da divulgação de suas histórias nos veículos de comunicação do Instituto Alcoa.

> Conheça um pouco mais da histórias das duas educadoras em educadordevalor.com.br e acompanhe a divulgação da campanha nas redes sociais do IA: @institutoalcoa