28 de agosto de 2023

Giro pelos territórios: julho e agosto recheados de ações de voluntariado

Juruti (PA)

Solidariedade: No dia 22 de julho, mais de 30 voluntários e voluntárias da Alcoa uniram forças em benefício das comunidades de Castanhal, Justina, Jarazal e Ponte do Manaus em mais um ACTION na região de Juruti (PA). Foi uma tarde de atividades na Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal de Ensino Fundamental Getúlio Vargas, com ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, esporte e lazer. O investimento de R$ 10 mil do Instituto Alcoa contribuirá com a renovação dos instrumentos da fanfarra da escola.

Mais voluntariado: Já no dia 19 de agosto foi a vez da Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal de Educação Básica Miriam Benitah, na comunidade Santa Madalena, região de Juruti (PA), receber cerca de 20 voluntários e voluntárias da Alcoa. A manhã foi repleta de palestras sobre educação ambiental, corte de cabelo, pintura e atividades esportivas.


Poços de Caldas (MG)

Povos tradicionais: No dia 5 de agosto, em Caldas (MG), foi realizada uma ação de voluntariado com a comunidade indígena Xukuru-Kariri, na Caixa Escolar Cacique José Sátiro do Nascimento. Participaram do ACTION 35 voluntários e voluntárias da Alcoa, que pintaram a parede do Posto de Saúde da comunidade, prepararam um lanche e plantaram uma horta.


A iniciativa contou com o apoio da Uniodonto e da Cattani para oferecer atendimento odontológico à comunidade. O prefeito do município, Ailton Goulart, participou da ação, o que reforça a importância das parcerias público-privadas na região.

Metodologia 5S: A Casa do Caminho, situada na região de Poços de Caldas (MG), recebeu, no dia 22 de julho, um ACTION com a participação de 30 voluntários da Alcoa. Entre as ações realizadas, destaca-se uma palestra sobre os 5S, uma metodologia japonesa que visa promover a eficiência da organização no ambiente de trabalho e eliminar desperdícios, resultando em maior produtividade e bem-estar.

Os voluntários e as voluntárias colocaram em prática os conceitos aprendidos, aplicando uma verdadeira transformação na instituição com limpeza, padronização de processos e manutenção constante dos espaços. Por meio dessas ações, o objetivo é criar um ambiente mais harmonioso, seguro e produtivo para todos, impactando positivamente a vida dos moradores e fortalecendo os laços comunitários.

Celebração: Em razão da semana em comemoração aos estagiários e estagiárias, o Lar da Criança de Divinolândia (SP) recebeu, no dia 17 de agosto, um time de voluntários e voluntárias formado por estagiários, trainees, representantes da Equipe Líder de Relações Institucionais (ELRI) e familiares dos colaboradores(as) da Alcoa de Poços de Caldas (MG). Mais de 30 voluntários e voluntárias ajudaram na produção de pamonhas de milho para comercialização, preparação de lanches, atividades infantis e distribuição de mudas nativas produzidas no viveiro da Alcoa Poços para a comunidade.


São Luís (MA)

Esporte: Uma apresentação de capoeira marcou o início da ação de voluntariado, realizada no dia 5 de agosto, no município de Paço do Lumiar (MA), com a organização da Alumar e do Instituto Alcoa. A instituição beneficiada foi o Centro Esportivo de Capoeira Curumim Ligeiro, o qual atua com a diversidade étnica, social e cultural por meio da atividade esportiva.

Mais de 60 voluntários da Alcoa participaram da ação, que contou com a participação de Walmer Rocha, diretor da Alumar, e Daniel Florenzano, gerente de Relações Institucionais. Ao longo do dia, além das atividades esportivas, foram promovidas oficinas de artesanato, doação de mudas de plantas nativas, palestra sobre violência doméstica, dinâmica da coleta seletiva, massoterapia, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico e recreação com as crianças.

::.Confira o Giro pelos Territórios dos meses anteriores e fique por dentro das ações desenvolvidas pelo Instituto Alcoa.