29 de agosto de 2023

Campanha Educador de Valor 2023 promove concurso de histórias em quadrinhos

Primeira etapa da iniciativa começou no dia 21 de agosto e segue até o dia 5 de setembro de 2023.


A terceira edição da Campanha Educador de Valor, promovida pelo Instituto Alcoa, tem como tema “O reconhecimento de estudantes aos educadores de valor”. E uma das novidades de 2023 é o concurso de histórias em quadrinhos e o reconhecimento de alunos(as) e de uma escola com o maior número de participações na iniciativa.

Como nos anos anteriores, a campanha visa promover uma ampla mobilização nos territórios de atuação do IA para a valorização dos(as) educadores(as), profissionais essenciais envolvidos na missão de transformar realidades a partir da garantia de uma Educação de qualidade e com equidade.

A Educação é uma das principais frentes de ação do Instituto Alcoa, que acredita ser esse um dos fatores centrais para o desenvolvimento do país e a diminuição das desigualdades, tendo, assim, territórios mais inclusivos.

O objetivo da campanha é realizar um amplo processo de reconhecimento público dos(as) educadores(as) nos municípios de Poços de Caldas (MG), Caldas (MG), Divinolândia (SP) e São Luís (MA).

Veja como participar:

Etapa 1: entre os dias 21 de agosto e 5 de setembro, estudantes dos municípios listados acima devem produzir histórias em quadrinhos em uma folha no tamanho A4, depois fotografar, e enviar para a central da campanha via WhatsApp: (11) 91457-5973.

Os desenhos devem apresentar histórias que indiquem educadores(as) que estejam em atividade no ano de 2023 e atuem em escolas públicas nas localidades citadas acima (municipal e/ou estadual) na etapa de Ensino Fundamental I ou II (1º ao 9º ano). As histórias devem representar a seguinte provocação: "Meu(minha) Educador(a) de Valor é..."

Os(as) educadores(as) de cada território com o maior número de citações nos desenhos serão considerados os Educadores de Valor 2023 e estarão aptos(as) para a próxima Etapa, que será a de “Reconhecimento público”. O Comitê Consultivo da Campanha também escolherá a melhor história em quadrinhos de cada território, tendo assim o(a) Aluno(a) de Valor.

Etapa 2: nesta fase, a partir do dia 16 de outubro, acontecerá o reconhecimento público, com a divulgação do resultado dos(as) três educadores(as) mais citados(as) no “Concurso de Quadrinhos”. Em seguida, haverá a divulgação das histórias sobre as jornadas de vida dos(as) três profissionais.

Etapa 3: no dia 25 de outubro ocorrerá o evento de reconhecimento dos(as) três educadores(as) a serem valorizados(as), além do(a) autor(a) da melhor história em quadrinho e da escola com o maior número de participantes no concurso.

Nesse evento, os(as) educadores(as), os(as) alunos(as) e seus familiares serão convidados(as) pelo Instituto Alcoa para participar e debater sobre a temática de valorização de educadores(as).

Participe e divulgue a campanha: todos os materiais sobre o Educador de Valor, inclusive o kit de comunicação para mobilizar as localidades para a iniciativa, podem ser acessados no site: www.educadordevalor.com.br