27 de junho de 2023

Vem aí: Festival da Cultura Empreendedora 2023

Com o tema: “Da necessidade à oportunidade: a jornada do(a) empreendedor(a)”, terceira edição do evento acontece na primeira quinzena de julho de forma online e presencial.


Depois de “Do individual ao coletivo: transformar é preciso” e “Impacto social e diversidade: a potência das comunidades empreendedoras”, temas das edições 2021 e 2022 do Festival da Cultura Empreendedora, chegou a vez de falar sobre “Da necessidade à oportunidade: a jornada do(a) empreendedor(a).”

Essa é a temática da terceira edição do Festival da Cultura Empreendedora, evento promovido anualmente pelo Instituto Alcoa com o objetivo de colocar em pauta o empreendedorismo e como ele acontece nos diferentes territórios de atuação do IA e suas regiões: Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG).

A edição 2023 reunirá especialistas, colaboradores(as) da Alcoa, organizações sociais e empreendedores(as) para discutir os diferentes caminhos e motivações para que cada vez mais brasileiros e brasileiras façam parte do ecossistema empreendedor.

Juntas pelo bem comum 

Todo ano, o Instituto Alcoa define um fio condutor que guia todas as ações e iniciativas desenvolvidas. Para 2023, a inspiração é: Comunidades transformadoras: juntas pelo bem comum.

Por isso, para colocar o tema em prática, este ano o evento traz algumas novidades. O Instituto Alcoa selecionou organizações locais de Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG), que serão responsáveis pela execução dos eventos presenciais locais.

Programação

O primeiro dia do evento, 6 de julho, será realizado de forma online e contará com um painel composto por duas mesas de debate.

A primeira, com o tema “Assessoria e inovação para o empreendedorismo”, contará com a participação de Jennifer Rodrigues, sócia-fundadora da Empreende Aí, e Lucas Gustavo Fonseca, da Secretaria de Planejamento e Orçamento do Maranhão.

Em seguida, é a vez de Gabriela Chaves, da Plataforma de ensino NoFront – Empoderamento Financeiro, e Vinnicius Rodrigo Ferreira Nazaré, Jovem Transformador Ashoka e criador da startup Cordel discutirem suas experiências enquanto jovens empreendedores.

Os demais dias de Festival - 7 e 11 de julho - contarão com atividades presenciais e/ou online realizadas nos territórios de atuação do IA.

Fique por dentro

O site oficial do evento - www.festculturaempreendedora.com.br - já está no ar. O portal reúne a programação do evento, atualizada periodicamente, bem como as peças de divulgação do Festival disponíveis para download, dicas, notícias, pesquisas e estudos relacionados ao mundo do empreendedorismo, além de produções do Instituto Alcoa sobre o tema.