27 de junho de 2023

Dona Zuleide: “O empreendedorismo é tudo na minha vida e ajudou a formar meu caráter”

Empreendedora da Feirinha da Gente, iniciativa da Alumar em São Luís, no Maranhão, Maria Zuleide conta como o empreendedorismo sempre esteve presente em sua vida.

O quadro Histórias que Inspiram retrata as trajetórias de vida de colaboradores, voluntários, representantes de organizações beneficiadas, líderes comunitários e outros atores que se conectam com o trabalho do Instituto Alcoa e o tornam ainda mais especial.

Dona Maria Zuleide na Feirinha da Gente, Alumar (São Luís-MA)


“O que o empreendedorismo significa para você?” pode ser uma pergunta difícil para muitas pessoas. Mas para Maria Zuleide de Oliveira Cardoso, a resposta é simples e rápida: “Depois de Deus, o empreendedorismo é tudo na minha vida.”

Hoje com 64 anos, Maria Zuleide está no mundo do empreendedorismo desde os 12. Isso porque o pai, enquanto feirante e pescador, contava com a ajuda da mais velha dos nove filhos para vender a produção. A família foi constituída e criada em um terreno grande, onde havia muitas frutas e legumes, colhidos e vendidos periodicamente. “Apesar de não ter nascido no mato, me identifico muito. Eu tenho verdadeira paixão pela natureza”, conta Maria Zuleide.

Trajetória

Mãe de seis filhos - quatro próprios e mãe de criação de uma sobrinha e de sua irmã -, Maria Zuleide não conseguiu concluir a faculdade de Serviço Social. Passou por muitas ocupações, entre elas de vendedora de planos de saúde para grandes empresas e também professora do Ensino Fundamental 1 e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mas a veia empreendedora sempre a acompanhou.

Quando os filhos eram adolescentes, ela entendeu que gostaria de ficar em casa para cuidar deles e passar da posição de colaboradora para a sua própria chefe. Nessa época, cozinhava e costurava para ajudar a complementar a renda da casa. Durante o São João, por exemplo, fazia roupas para a quadrilha.

Zuleide conta que o empreendedorismo, além de ajudar no sustento de todos os filhos, contribuiu para formar seu caráter. “Meu pai morreu muito novo, com 48 anos, e deixou minha mãe, que tinha 35 anos, e nove filhos, sendo eu a mais velha. Ele morreu segurando minha mão e a do meu esposo e pediu que não deixássemos a família dele perecer. Então nós começamos a tomar conta de tudo.”

Hoje, mora com o esposo em um terreno onde não falta plantação. A dupla é a responsável por inúmeras produções, como grama, plantas ornamentais e frutíferas, mel, cocada, óleos comestíveis e medicinais - como óleo, azeite e sabonete de coco babaçu, óleo de pequi e buriti -, açaí, e outros produtos. “O meu filho diz que sou clínico geral: de tudo eu entendo um pouco”, comenta, sorrindo, Maria Zuleide.

Toda a produção é vendida em três momentos: na feirinha de São Luís, realizada todos os domingos, na feirinha da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, e, mais recentemente, desde 2022, a cada 15 dias na Feirinha da Gente, uma iniciativa da Alumar, em São Luís, no Maranhão.

Maria Zuleide na Feirinha da Gente   
Maria Zuleide conheceu a Feirinha da Gente por intermédio de seu filho, presidente da Associação de Moradores. “A Alumar faz muitas reuniões na casa do meu filho, que me contou sobre a feirinha. Não comecei a participar de primeira porque ele disse ‘mamãe, a senhora vai cansar demais’, aquela coisa de filho. Mas eu disse: ‘meu filho, eu gosto mesmo de trabalhar. Eu tenho muita coragem!’”, afirma.

Quando questionada sobre o que essa participação significa em sua vida, ela explica:

“Foi uma oportunidade maravilhosa, uma porta que se abriu que não tenho palavras para expressar. Participar da Feirinha me traz uma alegria muito grande, eu e minhas companheiras e colegas de trabalho somos muito unidas. É muito gratificante e muito proveitosa [a feirinha], porque posso fazer qualquer conta com o recurso que adquiro na Feirinha da Alumar, pois vendo bastante. As meninas dizem ‘Zuleide, todo mundo vendeu, mas você vendeu tanto e ainda tem produto na sua barraca, não seca nunca’. E eu digo que tenho muito produto mesmo!”.

Festival da Cultura Empreendedora 

Conhecer histórias como a de Maria Zuleide nos mostra que o empreendedorismo é um mundo vasto e complexo, com inúmeras trajetórias, histórias de vida e experiências. O Festival da Cultura Empreendedora, iniciativa anual do Instituto Alcoa, é uma oportunidade para refletir sobre o ecossistema empreendedor e debater o tema com colaboradores(as) da Alcoa e especialistas.

Em sua terceira edição, o Festival acontece nos dias 6, 7, 11 de julho e tem como tema: Da necessidade à oportunidade: a jornada do(a) empreendedor(a). A programação do dia 6 já está disponível no site oficial do evento. Os demais dias de evento contarão com atividades presenciais e/ou online nos territórios de atuação do Instituto Alcoa.

Acesse o site e as redes sociais do Instituto Alcoa e participem!