27 de fevereiro de 2023

Novo ano, novas possibilidades: o Instituto Alcoa em 2023

Educação e geração de trabalho e renda continuam como pilares de atuação do IA, que pretende contar com ainda mais colaboração e engajamento para promover territórios mais inclusivos e menos desiguais.

Olhar para o que passou é uma possibilidade de aprender com o passado e planejar o futuro. Ano após ano, o Instituto Alcoa (IA) abraça a chance de celebrar conquistas e se debruça sobre o desafio de traçar novas rotas de melhorias e avanços para o ano seguinte.

Por isso, chegou a hora de falar sobre as iniciativas, vivências, experiências promovidas em 2022 junto às comunidades de atuação da Alcoa Brasil: Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará. 

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Alcoa promoveu a Campanha Educador de Valor, com o objetivo de reconhecer o trabalho de profissionais da educação. Em 2022, foram mais de 360 indicações e nove educadores e educadoras reconhecidos. 

O Festival da Cultura Empreendedora também chegou a sua segunda edição, que teve como tema o Impacto social e diversidade: a potência das comunidades empreendedoras. Foram mais de 700 participações durante três dias.

Ao longo do ano, foram promovidas diversas atividades nos territórios. Ao todo, foram 29 ACTIONs, cinco programas Junior Achievement e oito iniciativas Atados. Nada disso seria possível sem a participação dos mais de 900 voluntários atuantes, alcoanos e alcoanas que acreditam na missão do Instituto Alcoa e somam forças, diariamente, para promover melhorias em suas comunidades.

Foi também em 2022 que o IA promoveu dez ações em parceria com as redes de diversidade da Alcoa, uma vez que tanto a empresa como o Instituto visam tornar as comunidades de atuação cada vez mais inclusivas, respeitando as múltiplas diversidades dos territórios.

Na frente do Programa Ecoa, foram 107 escolas participantes, cerca de 150 profissionais da educação certificados pela UNICID, o lançamento da publicação Relatos Docentes e a landing page do Ecoa, que reúne todas as informações educacionais do programa, bem como um panorama da educação nos territórios onde o IA atua.

Um dos pilares mais importantes da atuação do Instituto Alcoa é a realização de Projetos nas comunidades. Por isso, em 2022 foram investidos mais de dois milhões de reais no Programa de Apoio a Projetos Locais. As 16 iniciativas apoiadas têm o potencial de beneficiar diretamente mais de três mil pessoas.

Daqui para frente: o que 2023 reserva 

Concentração, trabalho em equipe e estratégia. Os primeiros meses do ano são fundamentais para realizar um planejamento detalhado, com a definição da temática do ano que será o fio condutor de todas as atividades realizadas nas comunidades.

O planejamento do Instituto Alcoa para 2023 foi, inclusive, pauta de um encontro realizado durante o Painel Comunitário de Juruti, no Pará. A iniciativa, que aconteceu nos dias 8 e 9 de fevereiro, teve como objetivo fortalecer as relações com as organizações locais e prestar contas à sociedade sobre projetos aprovados pelo IA e iniciativas da Alcoa Foundation.

"Estamos ansiosos para trabalhar por mais um ano em parceria com nossos voluntários e colaboradores em Juruti, São Luís e Poços de Caldas e este ano com maior foco em comunidades prioritárias. Para o Instituto Alcoa, essa colaboração é fundamental para que possamos continuar avançando nas duas principais agendas e causas do IA, educação e geração de trabalho e renda, tão importantes para o desenvolvimento social”, comenta Marco Froes, presidente do Instituto Alcoa.

A missão, portanto, de tornar os territórios mais inclusivos e menos desiguais permanece a mesma, com a diferença de que, a cada ano, mais pessoas acreditam e somam nessa caminhada. É justamente o conceito de união e colaboração que dá o tom da campanha 2023: “Comunidades transformadoras: juntas pelo bem comum”, em que diferentes indivíduos, instituições e comunidades se conectam para além da proximidade física, unidos pelo compromisso com o desenvolvimento comum.

“Ao valorizar a diversidade e potência das nossas localidades, construímos ações e compartilhamos saberes. Em 2023 queremos promover ainda mais ACTIONs, eventos e geração de conhecimento, mostrando que o Instituto Alcoa está mais do que comprometido com seu objetivo de promover melhorias em aspectos e agendas fundamentais da sociedade, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 10 e 17, que versam sobre educação de qualidade e para todos, redução das desigualdades e realização de parcerias.”

Fique por dentro 

Todas as atualizações de ações e campanhas realizadas pelo Instituto Alcoa podem ser acompanhadas por aqui, o site institucional do IA, bem como nas redes sociais: Instagram e Facebook. Fiquem ligados e ligadas para não perder nenhuma novidade!