21 de dezembro de 2022

Giro pelos territórios: Instituto Alcoa participa do 2º Encontro de Sustentabilidade do IJUS, em Juruti (PA)

O Giro pelos Territórios traz um panorama das ações desenvolvidas nos municípios de atuação do Instituto Alcoa: São Luís (MA), Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG). Este mês, o destaque vem do município paraense, com o Encontro de Sustentabilidade do IJUS.

Com o objetivo de reafirmar o compromisso com a Amazônia, o Projeto Ingá, desenvolvido Instituto Juruti Sustentável (IJUS), promoveu, nos dias 29 e 30 de novembro, no Clube da Alcoa Juruti (PA), o 2º Encontro de Sustentabilidade.

São parceiros desta iniciativa o Instituto Alcoa e a Alcoa em Juruti, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), a Plataforma Parceiros Pela Amazônia (PPA), entre outros.

“No evento, o que eu vi de mais importante foi a grande articulação que já existe aqui. O IJUS tem um trabalho de muitos anos de articulação social e discussão dos cenários e possibilidades de desenvolvimento econômico local, e isso é muito importante”, comenta Marco Froes, presidente do Instituto Alcoa.

Confira outras ações realizadas nos territórios:

Juruti (PA)

Voluntariado: Em Juruti (PA), a Associação Guerreiros Ambientais do Miri foi beneficiada com a realização do 7º ACTION, no dia 5 de novembro na comunidade Orvalho do Hermon. Participaram pessoas da região do Miri, que se deslocaram até o local do evento de rabeta pelo rio. Ao todo, foram 24 crianças, 22 adultos e 15 voluntários da Alcoa.

Foi realizada uma palestra sobre Outubro Rosa para alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, e também sobre Novembro Azul, com o objetivo de conscientizar os homens principalmente em relação à prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

Também ocorreram conversas sobre o meio ambiente, oficina de confecção de bijuterias com materiais recicláveis, limpeza da praia local, e pinturas e brincadeiras com as crianças da comunidade. No encontro, os participantes puderam conhecer o Programa de Manejo de Quelônios em suas várias etapas, desde a retirada dos ovos na praia até o nascimento das tartarugas. As ações também contaram com a presença de Nayme Lopes Dolzane do Couto, secretária de Meio Ambiente, representantes do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), parceiros da comunidade em ações do Projeto Ingá, e Jorge Simões, coordenador da Comunidade Tucunaré.

Conectividade: No dia 3 de novembro, foi inaugurada, na Comunidade Igarapé Açu, na região do Curumucuri, em Juruti (PA), a sala de informática da Escola Ana Maria Albuquerque, ação realizada por meio do Projeto Comunidade Conectada: Um olhar para o Futuro Desenvolvimento.

O espaço atenderá cerca de 250 alunos do Ensino Fundamental. Foram adquiridos dez notebooks, mesas, cadeiras, central de ar condicionado e impressora. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para fornecimento de energia, internet e apoio aos cursos.

A inauguração contou com a participação de Bárbara Almeida, da Coordenação de Relações Institucionais da Alcoa; Jonatas Vinhote, da Exactus; membros da equipe Soul Multimídia; Wilson Navarro, secretário de Educação; Gercilene Amaral, supervisora de ensino; a equipe da Escola Castelo Branco; Isaias Neto e o professor Ariani Lopes.

Comercialização: No dia 12 de novembro, na Semana do Empreendedorismo Feminino, a Praça Central de Juruti (PA) recebeu a Feira de Produtos da Agricultura Familiar, Artesanato e Produtos Regionais. A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Farinha – desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Secretaria Municipal de Produção e Instituto Alcoa.

O projeto apoiou a criação da logomarca coletiva utilizada por todos os produtores atendidos, que indicará aos consumidores, entre outras coisas, que os alimentos são oriundos da agricultura familiar de Juruti. 

Poços de Caldas (MG)

Reconhecimento: Lucas Carvalho de Arruda, vereador de Poços de Caldas (MG), encaminhou uma requisição ao presidente da casa, Marcelo Heitor da Silva, no dia 31 de outubro, para que sejam enviados “Votos de Congratulações aos educadores que venceram a 2ª edição do programa Educador de Valor do Instituto Alcoa: Quézia Pires Domingos Oliva, Roberto Henrique Ramiro e Edivânia Cristina Dias.”

“Por reconhecer a educação como o único caminho possível para uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, é que o Vereador signatário lhes rende esta singela homenagem, estendendo-a a todos os educadores que participaram do programa, aos vencedores acima mencionados e a todos do Instituto Alcoa pelo brilhante trabalho, renovando votos de elevada estima, distinta consideração e sucesso”, escreveu o parlamentar.

Participação social: O oitavo ACTION da região de Poços de Caldas (MG), realizado no dia 5 de novembro, teve como foco a geração de trabalho e renda e a participação de alunos do curso técnico de Administração do Instituto Federal Sul de Minas (IF). Com apoio de 32 voluntários da Alcoa e empreendedores sociais, a ação beneficiou a Associação A Guarda-Chuva, que recebeu a doação de R$ 10 mil, que será direcionada para a promoção do 3º Festival Fonte, voltado ao empreendedorismo.

A “Maratona de Impacto”, coordenada por Fran Fernandes, presidente da associação, incentivou os participantes da ação a elaborar um plano de ação para o Serviços de Obras Sociais (SOS), Associação Maria Cinderela, Associação Chico Rei, Adriano (Hortas Urbanas), Toninho Negócios Socioambientais e Poços Pandemia sem Fome.

No final do evento, todas as pessoas receberam uma muda de árvore nativa, cultivada no Viveiro de Mudas do Parque Ambiental da Alcoa Poços de Caldas.

Revitalização: O projeto Floresta de Bolso ultrapassou as fronteiras de Poços de Caldas (MG) e chegou a Andradas (MG). A primeira edição do projeto no município foi lançada no dia 27 de outubro, na Vila Graziani, com o plantio das primeiras 70 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

Esta é a sexta Floresta de Bolso implantada pela Associação Poços Sustentável (APS), em parceria com a Alcoa Foundation, sendo as cinco primeiras em Poços de Caldas. Nesta edição, o projeto teve a parceria da Alcoa, Prefeitura de Andradas e Jardim Botânico de Poços de Caldas.

::. Confira o Giro pelos Territórios dos meses anteriores e fique por dentro das ações desenvolvidas pelo Instituto Alcoa.