08 de novembro de 2022

No mês dos educadores, Ciclo de Debates discute garantia do direito à educação no pós-pandemia

Três encontros online contaram com a participação de especialistas na educação para discutir desafios atuais para uma educação de qualidade no Brasil

Ciclo-de-debates-2022

Como parte da celebração do mês dos educadores, o Instituto Alcoa promoveu, no âmbito do Programa Ecoa Formação, o Ciclo de Debates, que teve como tema “Educação em Tempos de (Pós) Pandemia: como redes e escolas podem efetivar o direito à educação?”.

A iniciativa, realizada em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), tem como objetivo promover uma reflexão sobre as políticas públicas educacionais para qualificar o trabalho de educadores comprometidos com a qualidade da escola pública. As organizações, que têm a educação como seus pilares de atuação, consideram importante dialogar com a pluralidade de ideias que existe no campo educacional.

“As conversas e trocas que acontecem no âmbito do Ciclo de Debates contribuem e muito com a estratégia do Programa Ecoa Formação, pois aborda as questões atuais e mais urgentes quando falamos dos desafios para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Os especialistas e profissionais convidados agregam ao trazer visões diversas sobre o tema”, defende Monica Espadaro, gerente de Projetos Comunitários do Instituto Alcoa.

Agenda

Ao todo foram três encontros, realizados de forma online no canal do YouTube do Centro de Referência do Professor (CERPRO) de Poços de Caldas (MG), com profissionais e especialistas em educação.

O primeiro encontro, realizado no dia 13 de outubro, contou com a participação de Neca Setubal, fundadora e integrante do Conselho de Administração do Cenpec e da Fundação Tide Setubal, e Fernando Abrucio coordenador da área de Educação do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (Ceapg-FGV).

Neca Setubal apontou três grandes temas que são, hoje, no contexto atual, desafios centrais na sociedade contemporânea: democracia, meio ambiente e desigualdades. “São problemas muito sérios no mundo e contexto que estamos vivendo no Brasil neste momento. Se estamos falando em uma educação de qualidade para todos, isso só vai ser alcançado num regime de democracia, onde todos possam dialogar e serem ouvidos. Pensar em uma educação no pós-pandemia é pensar em uma educação dentro do sistema democrático”, exemplifica.

Na segunda transmissão, no dia 20, participaram Valter Silvério, professor titular do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Sandra Ferreira, coordenadora do programa de Pós-Graduação: Formação de Gestores Educacionais (PPGP-Ge) da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Valter fez uma análise do papel do uso massivo de tecnologia na mudança das formas de comunicação e socialização de crianças e jovens, e o quanto isso deve ser levado em consideração pelas escolas.

Por fim, no encontro de encerramento do Ciclo, marcaram presença Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid); Eloisa Vidal, professora associada da Universidade Estadual do Ceará, e Sofia Lerche, professora titular da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Eloisa Vidal apresentou alguns achados da pesquisa “Educação em tempos de pós-pandemia: um estudo de caso em três municípios brasileiros”, que consiste em um levantamento quantitativo e qualitativo de dados educacionais de Juruti (PA), São Luís e Poços de Caldas (MG). Entre alguns impactos negativos da pandemia, os dados quantitativos mostraram que a proficiência nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática foram afetadas.

A mediação dos encontros ficou por conta de Romualdo Portela de Oliveira, diretor de pesquisa e avaliação do Cenpec.

Fique por dentro

Todos os encontros ficaram gravados e podem ser conferidos no canal do YouTube do Centro de Referência do Professor (CERPRO) de Poços de Caldas (MG).