03 de novembro de 2022

Giro pelos territórios: Mais de 100 crianças participam de ACTION em Juruti (PA)

Divulgado mensalmente, o Giro pelos Territórios traz um panorama das ações desenvolvidas nos municípios de atuação do Instituto Alcoa: São Luís (MA), Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG). Em outubro, o destaque vem de Juruti, com ação de voluntariado em prol de dezenas de crianças.

Giro novembro 3

No 5º ACTION do ano na região de Juruti (PA), 53 voluntários e voluntárias Alcoa organizaram atividades para o Conselho Escolar da Escola José Maria da Silva em um evento que reuniu 107 crianças e 38 pais, mães e professores das comunidades de Santo Expedito (Jabuti), Santa Tereza, Cipó, São Lourenço, Santo Hilário, São Jorge da Nova Ingracia e diversos outros ramais nas proximidades da rodovia PA-257. 

A programação contou com palestras sobre segurança e educação no trânsito, saúde, higiene bucal e geral, além de brincadeiras e atividades culturais, como cinema, teatro de fantoches, futebol e bandeirinha. 

Giro novembro 2Ao longo da ação de voluntário também ocorreram diálogos sobre o Outubro Rosa, uma campanha de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O ponto alto da ação foi quando voluntários do Programa Carta e Livro conheceram as crianças com as quais, desde setembro, estavam trocando correspondências. O projeto estimula a escrita e a leitura por meio de cartas. 

Confira outras ações realizadas nos territórios:

Juruti (PA)

Giro novembro 4Troca de saberes: Foi lançada, neste mês de outubro, a primeira turma do curso de inglês básico na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Campus Juruti. A novidade da ação, no entanto, é que os 40 alunos e alunas, divididos em duas turmas, terão 18 professores, todos voluntários Alcoa.

"É uma experiência incrível, pois ao ensinar, aprendemos cada vez mais e aprimoramos o idioma, além de estreitar relações com a comunidade acadêmica de Juruti", diz Eduardo Ávila, professor e coordenador das aulas.

Poços de Caldas (MG)

Voluntariado: Os 73 alunos e alunas da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) José Álvares Canha, em Divinolândia (SP), foram beneficiados, no dia 23 de setembro, com mais um ACTION, o 6º na região, que reuniu cerca de 40 voluntários da Alcoa, seus familiares e membros da unidade de ensino. 

Durante a ação, foi revitalizada a entrada da escola, ocorreram palestras sobre meio ambiente, além do plantio de sementes, flores e árvores. Os participantes também conversaram sobre a prevenção às drogas lícitas e ilícitas. E, como não podem faltar, as atividades lúdicas e esportivas envolveram alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 e 2.

Esse ACTION teve a parceria da Associação dos Cafeicultores de Montanha de Divinolândia (APROD), Emsere Construções e do Serviço Médico Ocupacional da Alcoa.

São Luís (MA)

Doação: Com sorriso no rosto e muita alegria, as crianças da Vila Funil, comunidade vizinha à Alumar, em São Luís, participaram de uma grande festa no dia 1º de outubro. A 6ª ação de voluntário da região teve uma programação cheia de atividades lúdicas, além da distribuição de brinquedos arrecadados por colaboradores na campanha Juntos Podemos Mais.

“Nós da Alumar sentimos um imenso orgulho e satisfação em estar presente com nossos vizinhos nesta comemoração que faz a alegria destas crianças e que, muitas vezes, não têm condições de ter um brinquedo ou de aproveitarem um dia de lazer feito só para elas”, afirma Dulcimar Soares, gerente de Relações Institucionais e Segurança Patrimonial da Alumar.

A atividade reuniu 107 voluntários da Alumar e cerca de 400 pessoas beneficiadas, com a participação e apoio do Instituto Beneficente de Mães da Vila Funil. "Essa ação é histórica, pois pela primeira vez nossa comunidade recebeu algo desse porte, trazendo políticas públicas às mulheres, crianças e idosos da nossa comunidade", disse Cristiane Sousa, presidente da entidade. 

O Instituto receberá, ainda, um recurso no valor de R$ 10 mil do Instituto Alcoa para continuar trabalhando em prol da comunidade. 

Gastronomia: Os moradores das comunidades vizinhas à Alumar, Cabral Miranda, Anajatiua, Rio dos Cachorros e Estiva receberam o Programa Cozinha Empreendedora, realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a empresa Fidens. No total, 111 alunos receberam seus certificados entre os meses de agosto a outubro, período em que a formação foi realizada.

O curso foi elaborado para abordar temas como mercado, precificação, formalização de empresas e cooperativas, além de promover a orientação para uma alimentação saudável, nutritiva, sustentável e de baixo custo, utilizando alimentos reaproveitados.

Para Celso Rodrigues, presidente da Associação de Pequenos Produtores do Centro Integrado de Anajatiua, a atividade é um incentivo para os moradores. “A Alumar é uma grande parceira da nossa comunidade e somos agradecidos pelo olhar cuidadoso dirigido a nós, ao destinar projetos para o nosso desenvolvimento pessoal e coletivo”, destacou.

No encerramento do curso, cada comunidade recebeu um kit de cozinha, composto de fogão e forno industrial, batedeira, liquidificador, panelas e utensílios de cozinha. “Pretendemos montar uma cooperativa para que cada um, com a sua habilidade, possa trabalhar o seu produto, seja doce ou salgado. A nossa cozinha servirá aos empreendedores

da comunidade”, ressaltou Daniel Cantanhede, presidente em exercício da Associação Comunitária de Cabral Miranda.

Confira o Giro pelos Territórios dos meses anteriores e fique por dentro das ações desenvolvidas pelo Instituto Alcoa.