30 de setembro de 2022

Participe e escolha o educador de valor 2022

Segunda etapa da Campanha de reconhecimento de profissionais da educação encerra no dia 4 de outubro

 

4 outubroA segunda etapa da Campanha Educador de Valor, iniciativa criada pelo Instituto Alcoa com o objetivo de promover ampla mobilização em seus territórios de atuação para a valorização dos(as) educadores(as), está a todo vapor! 

Depois de mais de 79 nomes indicados na primeira etapa, o IA chegou nos 15 educadores e educadoras - cinco de cada localidade - com maior número de indicações. No dia 20 de setembro, foi aberta a votação para que toda a sociedade pudesse ler os 15 relatos de vida dos profissionais da educação e, assim, escolher o seu(sua) educador(a) de valor 2022. 

Até agora, foram mais de 1.700 participações nessa segunda etapa. 

Conheça os(as) educadores 

Quem não lembra de um professor ou uma professora que tenha marcado sua trajetória enquanto estudante? Seja na educação infantil, no ensino fundamental, médio ou já no ensino superior, os(as) profissionais da educação estão diariamente envolvidos(as) na missão de transformar realidades a partir de sua dedicação e empenho para promover uma educação de qualidade e com equidade. 

No Maranhão, Marcélia, Tayane, Fábio, Sâmara e Paloma representam as cidades de São Luís e Paço do Lumiar. As quatro educadoras e o educador compartilharam suas histórias de vida com o Instituto Alcoa, que envolvem educação antirracista, realização de atividades que marcam a vida dos estudantes, o cuidado inspirador de professores que vai além de sala de aula e muda vidas, a criação de vínculos a partir da identificação pessoal e a profissão que passa de mãe para filha. 

Já no Pará, Aurenice, Sival, Marcela, Eidelane e Iraci mostram que a educação é sua vocação. O grupo emocionou ao contar sobre o carinho e cuidado enquanto parte fundamental do fazer de um(a) educador(a), a emoção de alfabetizar uma pessoa idosa, a importância de olhar a potência de sua própria comunidade, o esforço e dedicação para conciliar trabalho e estudos e a educação enquanto caminho para realização de sonhos próprios e dos estudantes. 

Clícia, Edivânia, Karen, Quézia e Roberto, da região de Minas Gerais e São Paulo, fecham o time dos(as) 15 educadores(as) selecionados(as) na primeira etapa. Os paulistas e mineiros contaram um pouco sobre como e porque escolheram a educação e como realizam a profissão com amor dia após dia. A alegria de estar em sala de aula, o início da carreira docente em meio a pandemia de Covid-19, a criatividade para transformar a sala de aula, a importância do incentivo aos estudos dentro de casa e o papel dos interesses pessoais de cada um na educação foram alguns temas abordados.  

Acesse o site e participe 

O prazo está no fim, mas ainda dá tempo de participar! Para escolher o(a) educador de valor 2022, basta acessar o site da campanha - www.educadordevalor.com.br -, ler a história dos(as) educadores(as) e fazer a escolha de qual gostaria de reconhecer, por meio de um formulário online. 

A votação fica aberta até 4 de outubro, com previsão de divulgação dos resultados no dia 14. Serão nove educadores de valor 2022, os três mais votados de cada localidade. 

Para o dia 26 de outubro, está prevista a realização do evento de reconhecimento e encerramento da campanha, celebrando também o mês dos(as) professores(as). Todas as informações estarão disponíveis no site da campanha Educador de Valor, bem como nas redes sociais e site do Instituto Alcoa.