30 de setembro de 2022

Instituto Alcoa destina R$ 2 milhões a 16 projetos via edital

Edição 2022 do edital do Programa de Apoio a Projetos Locais destina recursos a iniciativas de educação com foco no ensino fundamental, geração de trabalho e renda e empreendedorismo.

Donas ijus

Uma das estratégias utilizadas pelo Instituto Alcoa para incentivar o desenvolvimento das comunidades onde atua, um de seus principais objetivos, é apoiar os projetos de organizações da sociedade civil e do poder público. Esse é o mote do Programa de Apoio a Projetos Locais, que, em sua edição 2022, teve mais de R$ 2,1 milhões aprovados pelo IA.

Anualmente, o edital recebe inscrições de iniciativas e ações nas três localidades onde o Instituto atua: Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA). As propostas conversam com as frentes prioritárias do IA: educação (com foco no Ensino Fundamental), geração de trabalho e renda e empreendedorismo.

Para Monica Espadaro, gerente de projetos do Instituto Alcoa, a seleção de iniciativas é uma forma de estreitar relações com representantes das comunidades, bem como estabelecer parcerias em prol da melhoria dos territórios. 

“A união de esforços entre sociedade civil, poder público e o investimento social privado é fundamental para o desenvolvimento dos territórios de forma articulada, consistente e perene. Com essas parcerias, buscamos gerar impacto e as transformações necessárias para uma sociedade cada vez mais inclusiva e menos desigual”, explica. 

Confiança e parceria 

Donas ijus 3Um dos 16 projetos selecionados na edição 2022 do edital foi o Projeto Dona’s, do Instituto Consulado da Mulher, em Juruti, iniciativa que apoia e empodera mulheres empreendedoras em situação de vulnerabilidade. Nas formações, as participantes aprendem noções básicas de gestão de negócios, autoconhecimento, autoestima e comportamentos empreendedores para alavancar seus negócios, conquistar autonomia e ampliar sua capacidade de gestão e geração de renda a partir dos conhecimentos adquiridos. 

Essa não foi a primeira vez que o projeto foi reconhecido pelo IA. Leda Boger, diretora executiva do Instituto Consulado da Mulher, explica que o impacto da primeira edição foi muito positivo para as participantes e motivou a continuidade da ação. 

“Nós medimos resultados práticos, acompanhando a evolução da renda e outros indicadores relacionados aos empreendimentos atendidos. Observamos também que nas edições seguintes de outros programas do Instituto Consulado da Mulher em nível nacional, tivemos muitas inscrições de mulheres da região, que se inspiraram na trajetória das ex-participantes”, explica.

Na última edição do Dona’s, por exemplo, houve um aumento de renda de 32% e 28% de aumento no faturamento das participantes do programa. Para a nova edição, a ideia é abrir mais 100 vagas com o objetivo de criar novas oportunidades para as empreendedoras da região.

Donas ijus 2Para Leda, esse apoio que o programa proporciona é decisivo para que as mulheres mantenham seus negócios funcionando. Além disso, as capacitações oferecidas possibilita que os empreendimentos possam crescer. “O Dona’s possibilita que as mulheres possam extrair o melhor de seus negócios, de forma a ampliar a renda e permitir novos acessos à educação e à dignidade para si mesmas e suas famílias." 

Ao longo dos anos, o Instituto Consulado da Mulher e o Instituto Alcoa estabeleceram uma relação de confiança, e o trabalho conjunto rendeu frutos que vão além do projeto. 

“Para nós é um importante reconhecimento trabalhar novamente em parceria com o Instituto Alcoa. Sentimo-nos honrados em termos a confiança de uma organização séria que  acredita na eficiência do nosso trabalho. Temos muito carinho pela região, e estamos convictos que o Projeto Dona’s vai contribuir para a economia local através do fomento do empreendedorismo feminino, contribuindo para a transformação da realidade da vida dessas empreendedoras e de suas famílias”, defende Leda. 

Monica Espadaro, por sua vez, pontua a importância de projetos como o Dona’s, que conversam com princípios fundamentais da Alcoa e do IA, como a geração de trabalho e renda, bem como a valorização das mulheres, como incentiva a rede de diversidade AWN (Alcoa Women’s Network – Rede de Mulheres da Alcoa, em tradução livre). “O Instituto Alcoa tem o compromisso de contribuir para a redução das desigualdades. A inclusão econômica de mulheres, objetivo do Projeto Dona’s, é uma das formas de promover maior autonomia e independência, tornando-as protagonistas de suas trajetórias.”

Conheça todos os projetos aprovados nas localidades 

Ao todo, foram selecionadas 16 propostas para receber apoio financeiro do Instituto Alcoa. São elas: 

Juruti

- Costurando Sonhos, Associação Beneficente Emaús;

- Projeto Multimídia Educacional acessível a todos, Associação de Pais e Mestres em

Regime de Convênio Municipal Batista;

- Projeto do auditório: um espaço de viabilização de aprendizagens e práticas sociais,

Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elza Albuquerque de Lima;

- Diversificando a Produção Familiar da Igarapé Açú através do Sistema Integrado de

Produção, Cooperativa Agropecuária de Pequenos Produtores Rurais em Juruti –

COOPAJ;

- MB Conectada com o futuro, Associação de Pais e Mestres da EMEF Miriam Benitah;

- Projeto Dona’s, Instituto Consulado da Mulher.

 

Poços de Caldas

- Minha Escola da TV, Fundação Educativa Andradense;

- Projeto Gepeto – Marcenaria Artesanal na Construção de Brinquedos Pedagógicos,

Incubadora Social – Secretaria Municipal de Promoção Social – Prefeitura Municipal de

Poços de Caldas;

- Jornada Azulô, Instituto A de Apoio, Educação e Orientação do Espectro Autista;

- Impulso para o Afroempreendedorismo, Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei;

- Rádio Traquinagem, Associação Casa da Árvore;

- Recicla Vidas 2.0, Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem e Preservação de

Poços de Caldas.

 

São Luís

- Projeto Arte de Ferro, Centro Artístico Operário Maranhense – CAOM;

- Fortalecimento Organizacional do STTR de São Luís-MA, Sindicato dos Trabalhadores

Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de São Luís;

- Fortalecimento estrutural e coletivo da Feirinha do Cabral Miranda do município de São

Luís-MA, Associação Comunitária dos Moradores da Vila Cabral Miranda;

- Área de Lazer e Vivência Escolar, Conselho Escolar da UEB Artur Nabantino Gonçalves

de Azevedo.

 

*Fotos: IJUS