05 de setembro de 2022

Giro pelos territórios: Estúdio Cais realiza formações presenciais com alcoanos, conselheiros e lideranças locais

Divulgado mensalmente, o Giro pelos Territórios traz um panorama das ações desenvolvidas nos municípios de atuação do Instituto Alcoa: São Luís (MA), Juruti (PA) e Poços de Caldas (MG). Em agosto, o destaque vem de Juruti com as formações presenciais sobre comunicação, engajamento social e educação.

Oficina juruti

Nos dias 09 e 10 de agosto, membros da equipe do Estúdio Cais, parceiro do Instituto Alcoa, desembarcaram em Juruti (PA) para a realização da Formação de Equipe Líder em Comunicação, Conhecimento e Engajamento Social e encontro com lideranças locais para dialogarem sobre Comunicação para Mobilização Social. 

A Equipe Líder, composta por colaboradores voluntários Alcoa, participou de um encontro sobre a agenda de Educação e Geração de Trabalho e Renda no Brasil - os dois pilares de atuação do IA - espaços de participação social e momentos de "mão na massa", com laboratório de planejamento e criação.

Oficina juruti 2Foi realizada ainda a formação para lideranças locais, que participaram de uma oficina prática de criação de conteúdo para redes sociais. Além de dicas para produção em diferentes formatos e mídias, também foram compartilhadas iniciativas de comunicação popular, inspirações para que as lideranças comuniquem suas ações e projetos.

Em setembro, os encontros serão em Poços de Caldas e São Luís. No dia 08, a equipe do Estúdio Cais realiza a formação sobre Comunicação para Mobilização Social com lideranças locais em Poços de Caldas. No dia seguinte, o encontro é sobre Comunicação, Conhecimento e Engajamento Social com o Conselho Consultivo de Relações Comunitárias e a Equipe Líder de Relações Institucionais (ERLI) da Alcoa.

Já em São Luís, as formações com as mesmas temáticas serão realizadas nos dias 13 e 15 de setembro.

Confira outras ações realizadas nos territórios:

Poços de Caldas (MG)

Aprendizado: No dia 19 de agosto, em celebração à semana dos estagiários, foi realizado, na Escola Souza Novais, em Caldas (MG), o 4º Action da localidade, que contou com o apoio de trainees e da Equipe Líder de Relações Institucionais (ERLI) da Alcoa e também a participação de estudantes do curso de psicologia da PUC Minas, Alcoa Women’s Network (AWN) e Mineração e Serviço Médico Alcoa (SMO).

Foram realizadas palestras sobre sustentabilidade e meio ambiente, bem-estar e saúde para 430 alunos do 6° ao 9° do Ensino Fundamental II. Os voluntários também se reuniram para a pintura da quadra esportiva e distribuição de 600 mudas de plantas nativas para a comunidade escolar.

A ação homenageou as pessoas que doam o seu tempo por uma causa, em virtude do Dia Nacional do Voluntariado, em 28 de agosto. 

Esporte:
O 5º Action da região, em parceria com a Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (Adefip), ocorreu na manhã do dia 04 de setembro com a realização da 3ª Corrida ADEFIP. A atividade física contou com quatro modalidades: caminhada de 3 km, corrida de 6 e 11 km e bicicleta nas versões light (15 km) e sport (25 km).Além da realização da atividade, a organização recebe uma doação de R$ 10 mil do Instituto Alcoa.

Compartilhamento: Com o objetivo de proporcionar conversas e trocas de saberes entre jovens e profissionais experientes, o projeto Experiência Jovem promove um encontro entre trabalhadores da Alcoa já estabelecidos no mercado e jovens participantes da Associação de Assistência a Deficientes Visuais (AADV) que estão iniciando a carreira profissional. 

As inscrições para a iniciativa aconteceram entre os dias 15 e 23 agosto, e o evento ocorre presencialmente em Poços de Caldas no dia 16 de setembro, entre 12h30 e 14h. A ação deriva de uma parceria entre o Instituto Alcoa e Atados.

São Luís (MA)

Engajamento: O 4º Action de São Luís foi realizado na Creche Anália Franco no dia 20 de agosto. Quem participou elenca algumas palavras que dão o tom da ação: desprendimento, participação, olhar dirigido ao outro, generosidade, empatia e muito amor ao próximo.

A creche recebe diariamente 26 crianças, filhas e filhos de trabalhadoras da região, atendidas e cuidadas em horário integral. A unidade tem como compromisso o desenvolvimento de trabalhos com foco na assistência social às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Os 115 voluntários da Alumar se uniram e contribuíram com oficinas de materiais recicláveis, higiene bucal, atividades recreativas, plantio de mudas nativas, pinturas na localidade, restaurações e consertos. Ao fim do evento, um cozidão foi servido aos envolvidos na iniciativa.

::. Confira o Giro pelos Territórios dos meses anteriorese fique por dentro das ações desenvolvidas pelo Instituto Alcoa.